PM realiza solenidade de valorização profissional e homenageia policiais de destaque

18/10/2018 05h39 Comando da PM homenageia policias e comemora produtividade e redução de criminalidade na região.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
PM realiza solenidade de valorização profissional e homenageia policiais de destaque Solenidade de valorização do policial militar foi realizada em Adamantina. (Foto: Siga Mais)

Foi realizada na tarde desta terça-feira (16) a solenidade de valorização profissional, dentro da área da 2ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar, de Adamantina. A cerimônia, realizada no anfiteatro da Biblioteca Municipal, reuniu autoridades militares e civis, policiais militares e seus familiares, onde doze policiais receberam a Láurea de Mérito Pessoal e outros oito policiais receberam certificados de destaques do mês.

O anfitrião da cerimônia foi o comandante da 2º Cia/PM de Adamantina, capitão Júlio Marcelo Romagnoli, que recebeu o comandante do 25º Batalhão da PM, tenente coronel Alexandre Fontolan, e o subcomandante do mesmo Batalhão, major Nivaldo Donizete Terra.

Participaram também representantes de municípios, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), bem como da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Câmara Municipal de Adamantina. O cerimonial foi conduzido pelo tenente Eder Bressan.

Valorização do policial militar

Em sua saudação, o comandante da 2º Cia/PM de Adamantina, capitão Júlio, destacou que as reuniões de valorização profissional foram incorporadas às atividades festivas da corporação, em âmbito regional, para que haja o devido reconhecimento aos profissionais que se destacam durante o transcorrer do ano. Assim, mês a mês, um policial é escolhido pelo relevante trabalho prestado à sociedade. "Importante destacar que a escolha de um Policial Militar em cada mês não faz com que ocorra ações isoladas, ou divisões de "castas" entre melhores e piores, visando um futuro reconhecimento", disse o capitão. "Pelo contrário. Faz com que haja um sentimento por todos nós, policiais militares, de crescimento técnico e profissional, por toda a nossa subunidade", completou.

Parceria com a sociedade

Em sua fala, capitão Júlio destacou a parceria da PM com a comunidade. “Sem uma parceria forte com a comunidade, com o cidadão, não somos nada. Seriamos uma ilha de orgulho cercada por todos os lados pela vaidade, aquela vaidade que leva empesas a fecharem, instituições fortes a não terem mais qualquer representatividade na sociedade, que ficam estagnadas, sucateadas no seio de seu maior valor, o homem, desacreditado em dias melhores, improdutivo”, pontuou. “Mas não chegaremos a isso. Iremos melhorar, prosperar, mostrar nas crises que somos fortes”, completou.

Indicadores de produtividade e baixa criminalidade

Ainda de acordo com o comandante da 2ª Cia da PM de Adamantina, capitão Júlio, o 25º Batalhão, sediado em Dracena e que abrange a região, ficou entre os dez de melhor desempenho em redução da criminalidade, no primeiro trimestre deste ano, no Estado de São Paulo, e atribui esse resultado à equipe, que por sua vez é bonificada por esse desempenho. "Como chegamos a isso? Através de muito trabalho, onde cada policial, nas suas competências diárias, fez seu melhor, prevenindo o ilícito penal, sendo mediador nas ocorrências, aconselhando e prendendo quando necessário", disse. "Quem prendeu em flagrante? Quem deu resposta à sociedade quando o mal atacou? Quem reconheceu, pelo tirocínio, o lobo em pele de cordeiro, e o deteve?

Quem manteve a base da segurança pública em nossa região? A resposta é fácil: vocês, nós. Somos fortes devido ao nosso olhar estar focado na mesma direção, no mesmo objetivo. Somos aqueles que correm no sentido contrário que corre a multidão, para encarar o que a aflige e que a deixa desesperada, na busca desenfreada e corajosa em restaurar e manter a ordem e garantir a paz. Somos quem se importa com a sociedade, somos policiais miliares com muito orgulho", destacou.

Esses resultados, segundo o capitão, merecem comemoração. "Comemorar algo em âmbito institucional significa dizer que estamos cumprindo nossa missão constitucional de preservação da ordem pública nos municípios de Adamantina, Mariápolis, Flórida Paulista, Irapuru, Pacaembu e Flora Rica", finalizou.

Comandante do Batalhão destaca resultados regionais

O comandante do 25º Batalhão da PM, tenente coronel Alexandre Fontolan, destacou em sua fala os resultados regionais da estrutura sob seu comando e liderança. Ele reiterou os resultados já conhecidos, referentes ao primeiro trimestre, e anunciou que mais uma vez o 25º Batalhão estará entre os dez com melhor desempenho no Estado, conforme apuração referente ao terceiro trimestre.

Segundo o tenente coronel Fontolan, os números do terceiro trimestre, da região, mostram uma redução de 45,15% no número de furtos e roubos de veículos, redução de 46,45% no número de roubos e redução de 300% em casos de vítimas de letalidade violenta.

Ele também destacou a condecoração com a Láurea de Mérito Pessoal. Segundo explicou, a decisão pela concessão da honraria não avalia o policial somente pelos seus atos em serviço, mas também pelas suas atitudes e ações fora de serviço.

Em relação aos policiais de destaque no mês, a avaliação considera o desempenho profissional do policial em suas funções institucionais. No conjunto dos policiais homenageados, a maioria atuou em ocorrências ligadas ao tráfico de drogas. "A somatória dessas ocorrências, com as demais, em todas as áreas, faz dessa região a mais segura do Estado de São Paulo", disse "Quem mais ganha, mais lucra com isso, é a comunidade que vive nessa região", completou o tenente coronel Fontolan.

Policias homenageados

Ao todo, na solenidade, doze policiais receberam a Láurea de Mérito Pessoal, do segundo ao quinto grau, e outros oito policiais receberam certificados de destaques do mês.

Entre os homenageados com a Láurea de Mérito Pessoal, estão: cabo Rodrigo Castanheira Merlotti (2º grau), cabo Ronivaldo Carniato Luiz (3º grau), cabo Rogério Martins Rodriges (3º grau), cabo João Carlos Martins (4º grau), cabo Cleyton Alves Dantas (4º grau), cabo Fábio Luiz da Silva Picolotto (4º grau), soldado Nilson Ricardo Tenório (4º grau), soldado Daniel Nazareno Cortez (4º grau), soldado Rafael Gomes Hespanhol (4º grau), soldado Vitor Henrique Franham (4º grau), soldado Andressa Arlete Soriano Martinez (5º grau) e soldado Victor Brasil de Freitas (5º grau).

Entre os policias homenageados como Destaques do Mês, estão: cabo Luciano Rodrigo Ramazzotti, cabo Rodrigo de La Viuda Andrade, soldado Daniel Nazareno Cortez, soldado Andressa Arlete Soriano Martinez, 2º sargento Ivonildo Antônio de Souza, cabo Cláudio Soares Teixeira, cabo Fábio Luiz da Silva Picolotto e cabo Giuliano de Faria Veiga Viotto. 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular