Panqueca, pão e cigarro chegam recheados de entorpecentes às unidades prisionais

13/11/2018 05h06 Diversos objetos e o próprio corpo das visitantes são utilizados para transporte de materiais.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Mirandópolis - SP
Panqueca, pão e cigarro chegam recheados de entorpecentes às unidades prisionais Droga em meio ao pão de forma, flagrado pelos agentes da Penitenciária de Mirandópolis. (Foto: SAP)

Em nota à imprensa, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgou os principais registros ocorridos neste fim de semana, na área da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado de São Paulo (CROESTE).

Segundo a SAP, o último fim de semana foi marcado novamente pela tentativa de visitantes de detentos em acessar as unidades prisionais da região, transportando materiais ilícitos.

As tentativas incluem o uso do próprio corpo ou a mistura desses materiais junto a alimentos e outros itens de consumo.

O primeiro destaque envolve a tentativa de uma mulher visitante em ingressar com droga na Penitenciária II de Mirandópolis, no sábado (10). Logo pela manhã, agentes penitenciários da unidade apreenderam quatro partes de substância com características assemelhadas ao do entorpecente "maconha", os quais estavam ocultos dentro de um pacote de pão de forma, trazido pela visitante de um sentenciado. A mulher, bem como, a apreensão foram encaminhadas à Delegacia de Polícia local para as providências pertinentes e as condutas de ambos serão apuradas por meio de procedimento investigatório disciplinar.

Ainda no sábado, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso, a companheira de um sentenciado tentou entrar na unidade com nove pequenas embalagens com aproximadamente 160 gramas de substância esverdeada semelhante à maconha. A droga estava escondida entre panquecas e foi descoberta durante vistoria nos alimentos por raios-x. Por este motivo, o sentenciado foi chamado para ser recolhido ao pavilhão disciplinar do CPP, momento em que tentou evadir-se, mas foi rapidamente contido pelos Agentes de Segurança Penitenciária antes mesmo de pular o alambrado. Ele foi isolado e aguarda decisão da Vara de Execuções Criminais para que regrida ao Regime Fechado. A mulher foi suspensa do rol de visitas e conduzida pela Polícia Militar à delegacia local, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Outro destaque do sábado ocorreu no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá. Com maços de cigarros preenchidos de substância com características de maconha, trazidos em meio a alimentos, a companheira de um sentenciado foi impedida de entrar no local para realizar visita e a Polícia Militar foi acionada. Enquanto os demais aguardavam na fila para entrar, o irmão de outro sentenciado tentou dispensar um pacote de maços de cigarros, mas foi surpreendido, os quais também continham substância semelhante à maconha. Os autuados passaram por audiência de custódia e a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.

Outros casos no sábado

Na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos", de Pacaembu, também neste sábado, o aparelho de revista mecânica "Body Scanner" (scanner corporal) captou imagens de invólucros no corpo de três mulheres que visitariam os respectivos companheiros na unidade prisional. Uma delas trazia um pó branco semelhante à cocaína enquanto a outra, uma substância química preta sem identificação. Já a terceira portava um celular, sendo que todos os materiais estavam inseridos nas genitálias. A Polícia Militar foi acionada e as mulheres, além de suspensas do rol de visitas, conduzidas após o flagrante à Delegacia de Polícia local para as providências de praxe. Os sentenciados envolvidos foram isolados preventivamente para apuração dos fatos.

No mesmo dia, na Penitenciária II de Lavínia, ao ser submetida à revista mecânica pelo banco detector de metais, sinalizando o aparelho positivamente, uma mulher foi indagada e confessou que trazia um aparelho celular inserido na genitália. Após o fato, ela e o material foram encaminhados perante autoridade policial para as providências da Polícia Judiciária, enquanto o sentenciado isolado preventivamente para responder a Procedimento Disciplinar.

O último destaque do sábado foi na Penitenciária III de Lavínia, onde quatro mulheres foram impedidas de entrar na unidade prisional, após serem flagradas durante a revista mecânica com aparelho de scanner corporal. Todas elas traziam em oculto na genitália invólucros confeccionados com fita de autofusão, papel carbono e grafite em pó, cada qual envolvendo um aparelho celular. Todas foram suspensas do rol de visitas e encaminhadas à delegacia de polícia para os procedimentos de praxe e os sentenciados envolvidos isolados preventivamente em cela disciplinar até apuração dos fatos.Flagrantes de domingo

No domingo (11), por volta das 8h, ao passar a companheira de um sentenciado pelo scanner corporal na Penitenciária de Junqueirópolis, durante os procedimentos de revista no setor de portaria, agentes  perceberam a presença de um objeto estranho nas partes íntimas da mulher. No entanto, a visitante negou o fato e, enquanto aguardava para averiguação, tentou se livrar do objeto, mas foi surpreendida pelos funcionários. Após a devida verificação, ficou constatado que dentro do invólucro havia uma porção de substância esbranquiçada aparentando tratar-se do entorpecente "cocaína". Diante do ocorrido, foi acionado o plantão policial para as providências de praxe, a visitante foi suspensa nos moldes da resolução SAP 196/15 e o sentenciado removido ao Pavilhão Disciplinar, onde aguardará à apuração dos fatos.

Na Penitenciária II de Presidente Venceslau, também no domingo, ao visitar o companheiro na unidade prisional, uma mulher tentou entrar com um frasco de polivitamínicos contendo 30 comprimidos, porém, dentro dele haviam 106 comprimidos de coloração preta e vermelha e um de coloração branca, com aparência de substância entorpecente. Ela foi suspensa do rol de visitas e encaminhada pela Polícia Militar para o plantão para providências.

No mesmo domingo, na Penitenciária de Flórida Paulista, uma visitante foi flagrada por volta de 10h tentando adentrar ao interior da unidade prisional portando um invólucro contendo um micro aparelho de telefonia celular. O fato ocorreu durante o procedimento de revista no Setor de Portaria, quando agentes penitenciárias notaram certo nervosismo por parte da visitante N. de L. A. S., companheira do sentenciado W. H. S. da S., que ao ser submetida à revista no aparelho “Body Scanner”, foi surpreendida com imagem reproduzida pelo aparelho demonstrando objeto estranho no interior de seu corpo, o que fez com que a mulher confessasse estar portando em seu órgão genital um invólucro contendo um micro aparelho de telefonia celular.

Diante dos fatos, foi acionada a autoridade policial civil, que conduziu a visitante até a Delegacia de Polícia para procedimentos pertinentes, sendo lavrado Boletim de Ocorrências. A visitante será suspensa administrativamente por dois anos do rol de visitas do sentenciado, conforme legislação vigente, sem prejuízo de responder na esfera criminal. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade do detento que receberia o aparelho celular.

O último destaque do domingo foi na Penitenciária de Dracena. Em visita ao irmão, que cumpre pena na unidade prisional, uma mulher tentou entrar no presídio com uma moeda de R$ 1,00 e um micro celular escondido dentro de uma vasilha com pedaços de pizza. A descoberta foi feita durante passagem dos alimentos pela vistoria por raios-x. A mulher foi suspensa do rol de visitas, enquanto o sentenciado envolvido levado ao Pavilhão Disciplinar onde responderá a procedimento disciplinar.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular