Operação mira envolvidos no tráfico de drogas na região de Presidente Prudente

09/10/2019 08h16 - Atualizado em 09/10/2019 09h03 Ação, denominada Contritum, deve cumprir mandados de busca e apreensão judicial, de prisão temporária e/ou preventiva e mandados de internação a menores infratores.
Por G1, Presidente Prudente - SP
Operação mira envolvidos no tráfico de drogas na região de Presidente Prudente .

A Polícia Civil realiza, nesta terça-feira (8), uma operação contra uma célula do crime organizado estadual que atua nas cidades de Presidente Prudente, Pirapozinho, Tarabai e Narandiba. São apurados crimes como associação ao tráfico de drogas e corrupção de menores, além de possível envolvimento numa tentativa de homicídio.

Durante a operação devem ser cumpridos 19 mandados de busca e apreensão judicial, nove mandados de prisão temporária e/ou preventiva (cautelares) e dois mandados de internação a menores infratores.

Até as 9h30:

Houve as prisões do chefe da organização, do gerente, do piloto e quatro vendedores, além de outras duas pessoas;

A apreensão de dois menores;

Um flagrante de tráfico de drogas em face de um dos mandados de prisão/apreensão.

A ação, denominada Contritum, que possui origem do latim, em alusão a palavra quebrada, teve início a partir de uma prisão em flagrante ocorrida em 6 de janeiro deste ano, por Pirapozinho.

As investigações objetivaram o mapeamento de uma célula do crime organizado estadual, com âmbito regional de atuação.

Ficou evidenciada a divisão de tarefas e estrutura hierarquizada dos criminosos para a difusão de entorpecentes em nível regional. Foram, então, identificados o líder da célula criminosa, o gerente e o cobrador, entre outras funções preestabelecidas pela organização criminosa.

Investiga-se os crimes de associação para o tráfico, financiamento do tráfico, organização criminosa, corrupção de menores e tráfico de drogas propriamente dito.

Durante a investigação também foi observada a correlação do grupo criminoso com um roubo ocorrido em Tarabai, praticado por três indivíduos, além de possível ligação com uma tentativa de homicídio local.

A atuação da polícia na manhã desta terça-feira (8) visa reunir provas para desarticular a organização criminosa e dar seguimento a outras fases da investigação como forma de combater duramente o tráfico de drogas e o crime organizado local e estadual. Também objetiva impactar diretamente na diminuição dos chamados crimes satelitários, ou seja, crimes correlatos com o tráfico e disseminação de entorpecentes em nossa região, como os crimes de furtos, roubos, ameaças, homicídios, entre outros.

Estão envolvidos na operação policias civis da área do Departamento de Polícia Judiciária do Interior – Oito (Deinter-8), com o apoio de do Canil da Polícia Militar na procura de drogas.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular