Operação Formigueiro prende funcionários e ex-presidente da Câmara Municipal de Taciba

07/11/2018 06h05 Segundo a Polícia Civil, já foram comprovados desvios de mais de R$ 400 mil de verbas públicas através das investigações, que estão em andamento há um ano.
Por G1, Taciba - SP
Operação Formigueiro prende funcionários e ex-presidente da Câmara Municipal de Taciba Operação Formigueiro cumpriu mandados de busca e apreensão. (Foto: Heloise Hamada/TV Fronteira)

 

Três pessoas foram presas na tarde desta terça-feira (6), em Taciba, em decorrência da quarta fase da Operação Formigueiro, que investiga o desvio de verbas públicas da Câmara Municipal.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra Ivone Eduardo de Souza, ex-vereadora pelo PT e ex-presidente da Câmara Municipal, e Odair Aparecido Ferreira, que é diretor de Secretaria do Poder Legislativo.

Já o contador da Câmara, Norival dos Santos, foi preso temporariamente por cinco dias.

O delegado da Polícia Civil responsável pelas investigações, Claudinei Alves, explicou que a Justiça ainda determinou, através de uma medida cautelar, o afastamento do cargo do atual presidente da Câmara, vereador Edson Vander Aragão Custódio dos Santos (DEM).

Também nesta terça-feira (6), a Operação Formigueiro ainda cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do atual presidente do Poder Legislativo, em um posto de Taciba que fornece combustíveis para a Câmara e a Prefeitura e em uma empresa de medicamentos localizada em Regente Feijó.

Nesta quarta fase, além da Polícia Civil, a Operação Formigueiro conta com o envolvimento do Ministério Público Estadual (MPE), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

A Fazenda, segundo Alves informou ao G1, entrou no caso para fiscalizar a eventual participação de empresas.

O delegado Claudinei Alves explicou ao G1 que as investigações da Operação Formigueiro, que já completaram um ano, têm como foco a gestão da Câmara Municipal de Taciba desde 2015.

"Já foram comprovados documentalmente, através das investigações, desvios de mais de R$ 400 mil de dinheiro público", pontuou Alves.

Segundo o delegado enfatizou, os crimes investigados pela operação são os de falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, ocultação de documento público, inserção de dados falsos em sistemas de informações, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Alves ressaltou que pretende ouvir nesta quarta-feira (7) a ex-presidente da Câmara Municipal Ivone Eduardo de Souza. Depois, o objetivo é também colher o depoimento do contador Norival dos Santos.

O delegado lembrou que o diretor de Secretaria da Câmara, Odair Aparecido Ferreira, já havia sido preso temporariamente por cinco dias, em setembro deste ano, em uma das fases da Operação Formigueiro.

Os dois homens presos nesta terça-feira (6) serão encaminhados à Cadeia de Presidente Prudente. Já a ex-presidente da Câmara seguirá para a Cadeia Feminina de Dracena.

As três prisões ocorreram em Taciba - o contador estava em seu escritório, enquanto os outros dois envolvidos foram encontrados em suas respectivas casas.

"As investigações prosseguem e a expectativa é de que novos inquéritos sucessivos sejam instaurados para a continuidade das apurações", concluiu Alves.

Outro lado

O assessor de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Taciba, Lucas Fernando de França Ribeiro, afirmou que o presidente da Casa de Leis, vereador Edson Vander Aragão Custódio dos Santos, não foi notificado sobre seu afastamento do cargo pela Justiça.

Além disso, Ribeiro pontuou que o Poder Legislativo colabora com as investigações realizadas através da Operação Formigueiro.

"As portas da Câmara estão abertas. A Câmara está colaborando com as investigações", ponderou o assessor.

Não foi possível contato nesta terça-feira (6) com os advogados que respondem pelos demais envolvidos na Operação Formigueiro para que pudessem se manifestar sobre o assunto.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular