Crime ambiental é registrado em Osvaldo Cruz

25/06/2018 06h46 O incêndio aconteceu neste domingo (24), em uma área particular ao lado do Fórum.
Redação - Marielli Galheira, Osvaldo Cruz - SP
Crime ambiental é registrado em Osvaldo Cruz (Foto: Rádio Metrópole / Cristiano Nascimento)

O Corpo de Bombeiros atendeu na noite deste domingo, a ocorrência de um incêndio de grande proporção que atingiu uma área particular próximo ao Fórum de Osvaldo Cruz.

Com a ajuda de um caminhão pipa, os militares conseguiram apagar o fogo porém parte da cidade ficou coberta por uma nuvem de fumaça.

Moradores dos bairros próximos, relataram que não conseguiram ficar em suas casas pois o cheiro era muito forte.

Por se tratar de um crime, a engenheira ambiental Silvana Maciel, esteve no local e avaliou os danos causados. "Essa fumaça é totalmente prejudicial à saúde, o clima está muito seco pela falta de chuva. Pedimos encarecidamente, para que a população não faça isso, pois um pequeno foco pode se alastrar e tomar grandes proporções.", destacou.

A engenheira também ressalta que esse tipo de ato deve ser denunciado. "Se alguém perceber que estão colocando fogo perto de casas ou em pastos, por favor, façam a denúncia. Ela pode ser anônima, basta indicar o local.", finaliza.

Prejuízo para o Meio Ambiente

Dentre as principais consequências das queimadas é possível citar algumas bem relevantes, como: alterações climáticas e comprometimento dos recursos naturais, além das consequências inevitáveis para a saúde humana, como problemas respiratórios, cardíacos, psicológicos, entre outros.

Algumas medidas que podem contribuir para a diminuição das estatísticas de ocorrências de incêndios, sendo elas: realizar queimadas somente com autorização dos órgãos que preservam o Meio Ambiente e a proibição de se fazer fogo em reservas ecológicas e parques florestais.

As denúncias de focos de incêndio, no município de Osvaldo Cruz, podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros, Prefeitura ou Secretaria de Meio Ambiente.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular