Comparsa de golpista que se identificava como emissário de banco é localizado e preso em Presidente Prudente

20/09/2019 16h37 Indivíduo de 30 anos tentou resistir à abordagem e causou lesões em uma policial, mas foi contido. Seus documentos foram apreendidos durante uma prisão efetuada horas antes.
Por G1, Presidente Prudente - SP
Comparsa de golpista que se identificava como emissário de banco é localizado e preso em Presidente Prudente .

A Polícia Civil, por meio da Central de Polícia Judiciária (CPJ), em combate a vários tipos de crimes, entre eles o de estelionato, prendeu mais um homem envolvido com golpes, em Presidente Prudente. O indivíduo, de 30 anos, tentou fugir e resistir à abordagem, o que causou inclusive lesão em uma policial, mas não obteve sucesso e foi detido. A ocorrência teve início por volta das 18h desta quinta-feira (19).

O golpe funciona da seguinte maneira:

O criminoso, por telefone, se identifica como agente de agência bancária ou como funcionário da operadora de cartão, e induz a vítima em erro após informá-la de que pessoas desconhecidas tentaram fazer uma compra com a utilização de seu cartão de crédito e que, por essa razão, para realizar a operação visando o cancelamento, a vítima tem que fornecer a senha e eventuais outros dados porventura solicitados.

Acreditando ser verdadeira aquela transação fraudulenta, a vítima fornece a senha pessoal e o criminoso, mantendo-a em erro, informa que um funcionário do banco respectivo passará para pegar o cartão, o que é aceito pela vítima, geralmente pessoa idosa.

Logo depois o segundo criminoso vai até a casa da vítima e recolhe o cartão de crédito, sendo que a partir de então são efetuados saques, transferências, empréstimos e compras.

Comparsas

Após a prisão de um rapaz de 21 anos, os policiais continuaram as diligências com o objetivo de deter um segundo golpista, que seria parceiro do primeiro preso no crime de estelionato nas circunstâncias mencionadas. Ambos moram no mesmo bairro, em São Paulo (SP).

Os policiais souberam do homem e passaram a procurá-lo em vários hotéis da cidade, pois sua CNH havia sido localizada dentro do carro do comparsa e apreendida no momento da prisão.

Na diligência inicial, além do cartão da vítima, também foi apreendido um cartão em nome do homem de 30 anos, que, desde então, passou a ser considerado coautor do rapaz de 21 anos na prática do crime de estelionato, “especialmente porque o crime de estelionato cometido contra a vítima demanda a presença de no mínimo dois criminosos”.

Resistência

Após percorrem vários hotéis e pensões da cidade foram até um prédio no Jardim Bongiovani, onde solicitaram informações a respeito do suspeito e foram informados de que ele estava em um apartamento no quarto andar.

Junto a um funcionário, os agentes foram até o apartamento, mas não foram atendidos pelo hóspede, mesmo após várias tentativas. Em certo momento, o policial se identificou e chamou pelo nome do suspeito. Na sequência, ouviram barulhos de vidro quebrando.

Os agentes, então, desceram pelas escadas e, a essa altura, o funcionário que havia descido antes, já gritava informando que o suspeito estava no piso térreo.

Logo que chegaram no piso térreo, o funcionário do hotel informou que o suspeito tentou fugir, mas ele havia impedido e por essa razão o foragido, dando cabo à fuga, foi ao subsolo, local que não tem saída.

O policial desceu a fim de capturar o criminoso e a policial permaneceu na porta do elevador do piso térreo. Em seguida gritaram para a agente solicitar o elevador a fim de interceptar o fugitivo, pois este havia adentrado no elevador e passaria pelo andar onde ela estava.

Assim que o elevador parou, o criminoso abriu a porta violentamente em direção à policial e, de mesmo modo, a empurrou em direção ao solo. Devido à força empregada, a agente caiu ao solo e sofreu lesão no pé e na região lombar

O suspeito seguiu em fuga em direção à rua e foi seguido pelos policiais, que já em via pública conseguiram abordá-lo e, após o emprego de força, o imobilizaram.

Durante a imobilização, o outro policial também foi ferido, porque o criminoso investiu contra ele.

O indivíduo foi identificado e também foi socorrido em razão das autolesões sofridas durante a fuga, já que para fugir dos policiais, ele estourou a janela do apartamento que ocupava.

O homem foi conduzido à Delegacia Participativa da Polícia Civil, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência de prisão em flagrante por associação criminosa, dano qualificado, resistência e lesão corporal.

Diante de toda a situação, ainda foi representada pela prisão em preventiva do indivíduo.

O modo de aplicação dos golpes pelos presos em flagrante nesta quinta-feira (19), segundo a Polícia Civil, é o mesmo utilizado por um homem de 30 anos, também morador de São Paulo, que havia sido detido no início deste mês em Presidente Prudente. Segundo a Polícia Civil, as investigações vão apurar se existe alguma ligação entre os dois golpistas.

Alerta

O delegado da Polícia Civil Marcelo Quevedo Minari, coordenador da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Presidente Prudente, deu orientações sobre como as pessoas devem proceder caso suspeitem de um possível golpe.

“Procure o seu gerente, procure a sua agência. O banco não manda, não existe emissário pra busca de cartão na casa dos clientes. O banco não presta esse tipo de serviço. Então, se tiver dúvida, vá até a sua agência bancária e entre em contato com o seu gerente ou acione a polícia”, afirmou o delegado.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular