TJ vê problemas e suspende contratos de Dória para conserto de semáforos

29/08/2017 15h35 Empresas que fizeram doações para a administração de Dória venceram as licitações.
Redação - Kako - Site Uol de Notícias, São Paulo - Sp
TJ vê problemas e suspende contratos de Dória para conserto de semáforos João Dória Júnior - Prefeito de São Paulo.

A Justiça paulista suspendeu na manhã desta terça-feira (29), dois dos três contratos de manutenção de semáforos da cidade de São Paulo. A decisão da 10ª Câmara de Direito Público identifica que a licitação conduzida pela CET e a gestão João Doria (PSDB), teve indícios de irregularidades.

A cidade de São Paulo assinou há duas semanas, três contratos para retomar a manutenção dos serviços, após quase oito meses de caos e seguidas falhas nos semáforos da cidade.

Há duas semanas, a Folha revelou que a licitação que escolheria as empresas responsáveis pelo serviço na cidade vinha sendo questionado na Justiça. Até um cônsul da Ãustria havia enviado uma carta ao prefeito João Doria, tentando apelar à "lisura" do processo.

Na decisão desta terça, a Justiça atendeu ao pedido de uma das empresas que concorreu na licitação, mas que foi desclassificada em dois lotes. A decisão tem caráter provisório até que o processo seja analisado por um grupo de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

No valor de R$ 40,5 milhões por um período de um ano (prorrogável para mais um ano), os contratos acabaram nas mãos das mesmas empresas que já prestaram o serviço e que, neste ano, atenderam pedidos do prefeito e fizeram doações à cidade. Estes fatos foram destacados pelo desembargador Marcelo Semer, na decisão que suspendeu os contratos.

A decisão tece ainda críticas à gestão municipal. Ao reconhecer que a suspensão dos contratos pode protelar ainda mais a prestação do serviço na cidade, o desembargador argumenta que o atraso na contratação foi "aparentemente criado pelo próprio ente público" e que a demora do pregão, por problemas anteriores da própria administração, "não pode representar um salvo-conduto para eventual direcionamento concorrencial".

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular