Idosos abandonados poderão ser adotados no Brasil

16/01/2020 06h46 Hoje no Brasil, existem aproximadamente 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos de idade.
Agência Brasil, Brasil
Idosos abandonados poderão ser adotados no Brasil .

O governo pretende apresentar no Congresso Nacional uma proposta para permitir a adoção de idosos no país.  O texto ainda deve ser formulado pelo ministério da mulher, família e direitos humanos e entregue aos parlamentares para análise.  A proposta quer regulamentar o acolhimento de idosos em situação de abandono ou vulnerabilidade.  

De acordo com o IBGE, hoje no Brasil, existem aproximadamente 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos de idade.  O que preocupa é que a estimativa é que esse número chegue a 73 milhões nos próximos 40 anos.

Porém, algumas entidades criticaram a proposta e lembra que a adoção pode trazer problemas legais.  De acordo com a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB, a adoção pode complicar em casos de herança, por exemplo, além de acabar com o vínculo afetivo da família do idoso.  

Algumas propostas com o mesmo tema já tramitam na câmara dos deputados, entre elas a que quer aplicar ao idoso as mesmas regras do (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular