Energia solar é apontada como estratégia global para reduzir impacto ambiental

06/02/2020 07h45 O processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, que são gases poluentes.
Redação - Acally Toledo - Informações: Terra, Osvaldo Cruz - SP
Energia solar é apontada como estratégia global para reduzir impacto ambiental .

Um estudo divulgado pelo FMI e a Universidade de Cambridge estima que o impacto da mudança do clima no PIB pode superar a casa dos 7%, ampliando a preocupação com o tema para além da agenda ambiental e o investimento em energias renováveis tem se apresentado como uma opção para reduzir esse impacto ambiental, de acordo com um relatório divulgado pela ONU.  

Diferente dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), e dióxido de carbono (CO2). Todos estes gases são poluentes e com efeitos nocivos à saúde humana e contribuem para o aquecimento global.

Apesar disso, o uso da energia solar como uma fonte de energia sustentável no Brasil ainda está abaixo do que poderia ser utilizada. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que é o órgão responsável por realizar estudos sobre o setor energético, mostra que apenas 0,6% de toda a matriz energética do Brasil provém da energia fotovoltaica.

O Brasil tem uma das melhores irradiações do mundo. O Atlas Brasileiro de Energia Solar apontou que o pior lugar no Brasil para produção de energia fotovoltaica é ainda 30% mais eficiente para a produção de energia do que na Alemanha, por exemplo. O interior do Nordeste e o norte de Minas Gerais, por exemplo, são as áreas que possuem maior irradiação solar, ou seja, são as regiões que possuem maior capacidade de geração de energia.

Se interessou sobre o assunto? A Solefic Energias Renováveis pode explicar melhor. Entre em contato pelo telefone (18) 3528-5048 ou faça uma visita na Rua 2, 135, Centro Comercial Antônio Peixoto, em Osvaldo Cruz.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular