Santa Casa emite nota sobre terceiro caso apontado como óbito pela Covid-19

13/08/2020 10h48 Homem deu entrada na Santa Casa com quadro de abdome agudo.
Redação - Acally Toledo - Colaboração: Ocnet_com informações da Santa Casa de Osvaldo Cruz, Osvaldo Cruz - SP
Santa Casa emite nota sobre terceiro caso apontado como óbito pela Covid-19 (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

Após a polêmica gerada pela nota emitida pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz ontem (12) em que, baseado em dados da Vigilância Epidemiológica do Município e Santa Casa sobre o terceiro caso de morte de paciente com implicações pela Covid-19, o hospital foi procurado hoje (13) para nova manifestação sobre o caso.

A diretora técnica da Santa Casa, Nathalia Gasparotto, assina Nota à Imprensa onde declara que o paciente deu entrada na unidade hospitalar com quadro de abdômen agudo causado por perfuração intestinal. O "quadro" foi "agravado quando" o paciente "sofreu uma parada cardíaca durante ato cirúrgico" e na oportunidade foi "reanimado".

"A cirugia obteve o resultado esperado, com resolução do caso, porém o paciente não evoluiu bem, permanecendo entubado no pós-operatório e evoluindo a óbito em questão de algumas horas", diz a nota.

Coleta de exame para Covid-19

De acordo com a diretoria técnica a equipe médica que assistia ao paciente, "não contente com a mã evolução, optou por voletar Swab (modalidade RT-PCR, quando há coleta de material de orofaringe e/ou nasofaringe - garganta e nariz - obtido com uma haste flexível) para pesquisa de Covid-19", diz a Nota.

O material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolf Lutz e no dia 12, quarta-feira, chegou o resultado do exame como positivo.

Na mesma nota, a diretora técnica Nathalia Gasparotto diz que a Vigilância Epidemiológica do Município informa "que doenças de notificação compulsória devem constar também como uma das causas de óbito, mesmo não sendo a principal".

Ainda conforme a médica, "a Santa Casa apenas informou os familiares sobre o resultado positivo" e que "cabe à Vigilância Epidemiológica tomar as providências cabíveis dentro da lei".

E prossegue a nota destacando que "não há ganhos Lícitos e nem Ilícitos para a Santa Casa bem como para com seus colaboradores em casos de Óbitos Positivos".

Íntegra da Nota à Imprensa emitida pela Santa Casa de Osvaldo Cruz

"Nota à Imprensa:

Declaramos que o sr. Paulo Sergio, deu entrada nesta entidade por quadro de Abdome Agudo causado por perfuração intestinal, teve seu quadro agravado quando sofreu uma parada cardíaca durante ato cirúrgico onde foi prontamente reanimado. A cirurgia obteve o resultado esperado, com resolução do caso, porém o paciente não eoluiu bem, permanecendo entubado no pós-operatório e evoluindo a óbito em questão de algumas horas. A equipe médica que o assistia, não contente com a má evolução, optou por coletar Swab para pesquisa de COVID-19, o mesmo foi encaminhado ao instituto Adolf Lutz. No dia 12/08/2020 chegou o resultado do exame como POSITIVO. A vigilância Epidemiológica do Município informa que Doenças de Notificação Compulsória devem constar também como uma das causas de óbito, mesmo não sendo a principal. A Santa Casa apenas informou  os familiares sobre o resultado positivo, cabendo à Vigilância Epidemiológica tomar as providências cabíveis dentro da leil. Aproveitamos a oportunidade para reiterar que não há ganhos Lícitos e nem Ilícitos para a Santa Casa bem como para com seus colaboradores com casos de Óbitos Positivos. Sem mais. A Direção"

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular