Prefeitura decreta que todas as escolas de Osvaldo Cruz não terão aulas presenciais em 2020

23/09/2020 07h43 Decreto é datado desta segunda-feira (21).
Redação - Rian Santos*, Osvaldo Cruz - SP
Prefeitura decreta que todas as escolas de Osvaldo Cruz não terão aulas presenciais em 2020 (Foto: CPS / Divulgação)

Depois de muitas analises, pesquisas e reuniões entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, ficou decidido que as aulas presenciais em Osvaldo Cruz devem ser retomadas somente em 2021. No momento, todas as aulas remotas com apoio das unidades escolares do município estão mantidas.

Inicialmente a decisão foi tomada somente para a Rede Municipal de Educação, porém, o decreto foi editado nesta terça-feira (22) e estendeu a decisão para todas as escolas do município, incluindo as estaduais e particulares.

A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com Maria Leny Scramin, Secretária de Educação de Osvaldo Cruz que falou sobre o assunto. “Após muito estudo, analises, e muito cuidado, as escolas de Osvaldo Cruz não terão aulas presenciais neste ano de 2020, continuaremos com as aulas remotas e a decisão veio depois de ouvir os pais em uma pesquisa que ficou em 89.6% de pais que não mandariam seus filhos para a escola caso as aulas retornassem neste ano. Então se quase 90% dos pais estão preocupados com a saúde dos seus filhos, eles têm toda a razão. Nós consultamos a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica, nos reunimos com toda a equipe de acompanhamento da COVID-19, já que temos uma comissão especial de acompanhamento no município que tem representações de vários segmentos da nossa cidade que tem ligação com crianças e adolescentes.”.

Segundo Maria Leny Scramin, no momento não haverá o retorno das aulas presenciais, mas as aulas remotas estão mantidas no município. “Não vai voltar a presença na sala de aula neste ano, mas as atividades remotas e as atividades com os professores através de vários recursos terão continuidade, o ano não acabou e a aprendizagem é continua. O ano não está perdido e a continuidade dos estudos acontece porque temos um amparo na lei de diretrizes e bases nacionais que dá o poder para todas as redes de ensino trabalhar, então o que o aluno não aprendeu neste ano, ele tem continuidade no próximo ano, ele tem uma vida para aprender.”, explicou. 

A Secretária de Educação de Osvaldo Cruz informou que os pais dos alunos da Rede Municipal receberão um comunicado sobre a decisão e destacou a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos. “Nós já fizemos um comunicado para os pais, em breve vamos entregar as atividades para serem feitas e as escolas estão entregando um comunicado escrito de como vai ser a continuidade da aprendizagem em casa. Nós estamos satisfeitos com o que os pais estão trabalhando e estão juntos com as crianças, os professores estão se desdobrando e se reinventando a cada dia, para fazer chegar atividade e aprendizagem na casa do nosso aluno.”.

Leny Scramin destacou o apoio do Prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, com toda Rede Municipal de Ensino, e falou sobre o decreto que já está publicado. “O Prefeito Edmar Mazucato foi solidário com as ações que fizemos na Secretaria da Educação, ele é muito presente com nossa Rede Municipal de Ensino, e após ver todo nosso trabalho com dados de famílias e conselhos, ele editou o decreto que já está publicado que as aulas serão retomadas somente em 2021. Lembrando que as aulas remotas e atividades que vão para as casas das crianças, vão continuar com a mesma sistemática que o professor está montando e entregando para as famílias.”, finalizou.

 

 

Supervisão de Acally Toledo*

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular