Multiplic participa ativamente de ações relacionadas ao COVID-19 em OC e avança com novos projetos

15/06/2020 07h19 Novas ações e tarefas são executadas.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Multiplic participa ativamente de ações relacionadas ao COVID-19 em OC e avança com novos projetos .

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz, teve suas atividades presenciais interrompidas pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Dessa forma, a finalização da etapa de construção do plano socioeconômico foi adiada, dando espaço para novas ações e tarefas que necessitam ser executadas neste momento.

Considerando o percurso até então efetivado pelo Multiplic, as ações relativas ao novo Coronavírus foram baseadas em seus princípios, tornando real o incentivo e apoio para o desenvolvimento da cidade.

O Presidente do Fórum Multiplic, Cláudio Tonol, teve a oportunidade em convite feito pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus a participar deste grupo que tem como objetivo implementar ações e encontrar soluções para diversos fatores da pandemia.

"O Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus é uma recomendação do Governo do Estado, onde eles solicitam que cada munícipio tenha o seu comitê. Recebi o convite para representar o Multiplic e aceitamos participar por nos possibilitar estar por dentro dos problemas e soluções, tendo em primeira mão informações, podendo atualizar a sociedade. Foi uma surpresa ainda ter sido nomeado como Presidente do Comitê, o que aumentou ainda mais a nossa responsabilidade."

Este feito teve reflexos e norteou ações do Fórum baseados nos eixos definidos anteriormente como portadores de futuro para Osvaldo Cruz.

O Presidente conta que no âmbito da saúde, um dos eixos em questão, o Fórum teve participação ativa em tomadas de decisão, colocando em prática o que foi estudado durante o tempo de construção e elaboração do plano socioeconômico para a cidade.

"Tivemos participação ativa na implantação das UTI’s aqui em Osvaldo Cruz na Santa Casa, como também na aquisição dos respiradores. Vamos ter aí, após passar essa fase da pandemia, em torno de 16 leitos de UTI’s disponíveis ou ao menos equipados e completos. Com isso podemos avançar em relação ao eixo saúde, definido lá atrás", relata dr. Cláudio Tonol.

Ele conta que esteve presente em reuniões com representantes da Santa Casa, e contribuiu com dados e estudos levantados até então. Além de incentivar a possibilidade dessa implantação visando o futuro da saúde na cidade.

Recentemente, outra ação na qual houve participação do Fórum foi na requisição de um hospital de campanha da região visando o atendimento de pessoas infectadas que sejam ligados ao grupo carcerário.

A requisição tem embasamento nos números de pessoas contaminadas na cidade e região, onde em sua maioria, se tratava de pacientes que tiveram contato com o vírus dentro de penitenciárias. A ação tem intuito de diminuir a proliferação do vírus nas cidades do interior paulista. 

Ainda em função da situação atual da cidade, a luta dos comerciantes para manter o comércio ativo conta com o apoio do Multiplic, que também está em parceria com Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz em suas ações, como relata o Presidente do Fórum.

"O foco desses últimos 60 dias foi trabalhando e dando apoio para a ACEOC e procurando dar esse apoio para os empresários. Muitas vezes não atendemos da forma querem, atendendo a expectativas, mas felizmente é o que temos até hoje. O que conseguimos está à frente do que outros municípios fizeram. Fomos avançando na base da negociação", finaliza. 

O andamento de ações de desenvolvimento econômico e social

Em paralelo aos trabalhos relacionados a pandemia, o Multiplic vem caminhando para a concretização de um projeto para a Educação.

Em conjunto com a Etec Amim Jundi, está sendo feito um trabalho de encaminhamento de alunos formados na área de Tecnologia da Informação para empresas e polos que necessitam dessa mão de obra.

O projeto tem como premissa introduzir os profissionais na área, mas mantê-los na cidade, implantando o formato home-office. O objetivo é que eles tenham a oportunidade e prestem serviços a distância. Ainda em estruturação, o projeto tomará formato e começará a ser executado em breve.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular