Dengue em Osvaldo Cruz: subiu para 286 os casos confirmados da doença no município

20/02/2020 07h20 Além dos confirmados, 284 notificações aguardam resultados de exames.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Dengue em Osvaldo Cruz: subiu para 286 os casos confirmados da doença no município Mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da dengue. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz confirmou nesta quarta-feira (19), que desde o último levantamento realizado no dia 13 de fevereiro, subiu de 212 para 286 o número de casos confirmados de dengue este ano na cidade. Um aumento de 74 casos em uma semana. Além disso, ainda são 284 casos suspeitos que aguardam resultados de exames.

A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Camila Silva, lembra da importância da limpeza dos quintais, caixa d'água, vasos de plantas e comedouro de animais, tudo onde possa ter acúmulo de água parada e proliferação do mosquito. "O mosquito gosta de água limpa e parada. Em Osvaldo Cruz os principais criadouros são vasos com plantas, bebedouros de animais, calhas e objetos espalhados pelos quintais. É importante que a população fique atenta aos sintomas e que procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, caso apresente algum sintoma de dengue.", disse.

Inseticida

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com a Secretária de Saúde de Osvaldo Cruz, Ivete Alves Conca, que destacou que o governo mandou apenas 20 litros do veneno no começo deste ano. "Sabemos que a situação da dengue está complicada em todo o Brasil e em Osvaldo Cruz não é diferente. O governo enviou para a nossa cidade apenas 20 litros do inseticida utilizado no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o que dá para dedetizar apenas 20 quarteirões. O veneno ajuda muito, mas o que a população precisa entender é precisamos combater os focos de criadouros do mosquito. Cada um precisa fazer a sua parte para que possamos acabar com os casos da doença na nossa cidade.", finalizou.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são: febre alta (39°C a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).

Caso apresente esses sintomas, recomenda-se não tomar nenhuma medicação por conta própria e procurar atendimento médico em um posto de saúde próximo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular