Aceoc pede participação da população em pesquisa de opinião sobre o fechamento do comércio

27/03/2020 15h29 Documento pode ser assinado na sede da Aceoc nesta sexta-feira e sábado.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Aceoc pede participação da população em pesquisa de opinião sobre o fechamento do comércio (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Acally Toledo)

A diretoria da Aceoc (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz) se reuniu na tarde desta sexta-feira (27) com o Prefeito, Edmar Mazucato, e representantes da imprensa do município, onde anunciou uma pesquisa de opinião sobre o fechamento do comércio na cidade.

Segundo o presidente da Aceoc, Edivaldo Marconato, toda a população está convidada a se manifestar sobre o assunto. "Nós resolvemos fazer essa pesquisa de opinião para saber o que a população de Osvaldo Cruz pensa a respeito do fechamento do comércio. Então, todos estão convidados a participar, dar sua opinião, para que nós possamos entregar esse manifesto para a Prefeitura.", disse.

Marconato destacou que todos os habitantes de Osvaldo Cruz podem manifestar sua opinião no documento. "A Aceoc estará aberta nesta sexta-feira até às 18h e sábado até às 12h, recebendo as pessoas para que assinem o documento com a sua opinião, então convidamos os nossos associados ou não, empresários, autônomos, funcionários, representantes de entidades do município, enfim, todas as pessoas podem manifestar sua opinião sobre o assunto.".

O prefeito Edmar Mazucato tabém falou sobre o assunto. "Acredito que essa atitude da Aceoc é acertada, e servirá para que saibamos o que a população do nosso município pensa a respeito disso.".

Questionado sobre uma possível manifestação em forma de carreata que alguns empresários estariam programando para este sábado (28), Mazucato disse que toda forma de manifestação é válida, desde que esteja de acordo com a Lei. "Toda forma de manifestar o que se pensa é válido, mas as pessoas precisam estar dentro da lei. Até fica o alerta, porque se as pessoas fazem uma carreata sem o conhecimento da Polícia Militar, pode acarretar uma série de problemas pra elas mesmas.", finalizou.

Edivaldo Marconato também se manifestou a respeito. "Penso que a melhor saída é a união de todas as pessoas, e sobre a manifestação, eu fiquei sabendo por terceiros e acho que toda a forma de se expressar é válida, todos têm direito de se manifestar, desde que esteja cumprindo a Lei. Sobre a consulta pública, acho que precisamos de fato saber o que todos pensam para basearmos nossas decisões nisso."

Nota sobre o decreto de quarentena

Mais cedo a Aceoc emitiu uma nota a respeito do momento de pandemia e isolamento. Confira a nota na íntegra:

A Diretoria da Aceoc (Associação Comercial de Osvaldo Cruz), vem a público expressar seu entendimento para manter o isolamento público no momento. A medida se justifica para que o sistema de saúde seja preparado para não colapsar. 

Nesse período temos ciência que está sendo estruturado o plano de contingência, fluxos de atendimento e outras medidas. Sabemos que foram adquiridos respiradores e outros equipamentos, sendo que se está aguardando a entrega e instalação dos mesmos junto à Santa Casa local. 

Passada essa fase, que esperamos que perdure somente nesse primeiro momento, os 15 dias estabelecidos no Decreto Municipal nº 4.444/20, acreditamos que gradativamente a rotina seja reestabelecida, desde que com muita prevenção e consciência. 

Entendemos que esse prazo inicial de 15 dias, embora sacrificante, é de extrema necessidade seu cumprimento, pois será decisivo para a prorrogação ou não do isolamento. Nesse interim estamos analisando pontualmente cada segmento e, semelhante ao setor da construção civil e alguns autônomos, requerendo a liberação de suas atividades junto aos poderes competentes. Enfatizamos que a prevenção é o melhor remédio e permanecemos à disposição.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular