Tufão Jebi deixa mortos e mais de 100 feridos no Japão

04/09/2018 05h24 Jebi é considerado o mais poderoso a tocar o solo do país nos últimos 25 anos. Alta no nível do mar provocou a inundação do aeroporto de Kansai, em Osaka, no oeste do país.
Por G1 , .
Tufão Jebi deixa mortos e mais de 100 feridos no Japão Ondas altas provocadas pelo tufão ‘Jebi’ em um porto de Aki, em Kochi, oeste do Japão. (Foto: Kyodo / via Reuters)

O tufão Jebi, considerado o mais poderoso a tocar a terra no Japão nos últimos 25 anos, chegou acompanhado de chuvas torrenciais e fortes ventos nesta terça-feira (4). Duas pessoas morreram e 126 ficaram feridas, de acordo com a emissora pública japonesa NHK.

O fenômeno provocou um aumento no nível do mar, o que fez com que as águas invadissem as pistas do Aeroporto internacional Kansai, em Osaka. Em algumas áreas, o nível das marés é o mais alto desde um tufão em 1961.

Os ventos, que variam entre 160 km/h e 190 km/h, lançaram um navio petroleiro contra uma ponte que liga o aeroporto à cidade de Izumisano. Onze tripulantes estão presos a bordo, mas ninguém se machucou.

O motor da embarcação, que está descarregada, não pode ser ligado e as autoridades esperam que o tempo melhore para puxá-la. A NHK divulgou imagens do acidente. (confira ao final da matéria)

Alerta

O Japão emitiu alertas de retirada para mais de 1 milhão de pessoas, que vivem principalmente no oeste e no centro do país, devido ao risco de deslizamentos e inundações. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, cancelou uma viagem ao oeste do país e convocou uma reunião de emergência.

O serviço de meteorologia prevê que algumas áreas poderão receber até 500 mm durante as 24 horas após o início da tempestade.

Kobe e Osaka já foram atingidas por chuvas fortes, o que causou interrupções no serviço de transporte rodoviário e ferroviário.

Foram registrados danos materiais em diversas cidades do país: meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica no leste do país e mais de 600 voos foram cancelados.

A fábrica de automóveis Toyota cancelou os turnos de trabalho durante a noite em 14 unidades.

Em Kobe, alguns moradores afirmavam que os ventos chegaram a balançar os edifícios e arrancar galhos de árvores. Em Kyoto, cerca de 100 mm de chuva cobriram parte da cidade em apenas uma hora.

Um homem de 71 anos foi encontrado morto debaixo de um armazém que desmoronou, provavelmente devido aos fortes ventos, e um outro homem, também com cerca de 70 anos, morreu após cair do telhado de uma casa.

Jebi, cujo nome significa "engolir" em coreano, é a mais recente adversidade climática a atingir o Japão após chuvas intensas, deslizamentos de terra, enchentes e temperaturas recordes que deixaram centenas de mortos nos últimos meses.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular