Morre Liu Xiaobo, Nobel da Paz chinês

13/07/2017 14h11 Nobel da Paz de 2010 sofria de câncer em fase terminal
Redação - Kako , China
Morre Liu Xiaobo, Nobel da Paz chinês Morre Líder Chinês

O dissidente chinês, Liu Xiaobo, morreu nesta quinta-feira (13), no nordeste da China. O Prêmio Nobel da Paz de 2010 tinha um câncer de fígado em fase terminal e sofria de falência múltipla dos órgãos. A família não aceitava que ele recebesse respiração artificial.

O Gabinete de Assuntos Jurídicos da cidade de Shenyang, onde fica o Hospital Universitário Nº 1, afirmou que a morte de Liu, de 61 anos, aconteceu três dias depois começar a receber tratamento intensivo.

De acordo com o hospital, o paciente sofreu um choque séptico, uma infecção abdominal e foi submetido à diálise. O Prêmio Nobel da Paz, que estava preso, só teve a liberdade condicional em 26 de junho.

O anúncio da morte é delicado para Pequim porque expõe o tratamento reservado a dissidentes políticos no país. Mais cedo, nesta quinta, a China voltou a negar os apelos internacionais para que o opositor recebesse tratamento no exterior.

Antes da morte de Liu, ativistas chineses dos direitos humanos questionaram os boletins médicos divulgados pelas autoridades e temiam uma possível manipulação das informações.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular