Você Repórter: Ouvinte da Metrópole quer saber sobre a eficácia da Crotalária Juncea contra o Aedes Aegypti

12/02/2020 06h02 Segundo a Engenheira Ambiental, Silvana Maciel, a planta não tem eficácia comprovada no controle da dengue.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Você Repórter: Ouvinte da Metrópole quer saber sobre a eficácia da Crotalária Juncea contra o Aedes Aegypti Crotalária Juncea, planta atrai a libélula que é predadora natural do mosquito Aedes Aegypti. (Foto: Divulgação)

Nesta semana, uma ouvinte da Rádio Metrópole FM entrou em contato com a nossa reportagem falando sobre uma planta que estaria sendo utilizada para ajudar no trabalho de prevenção e combate à dengue em algumas cidades da região: a Crotalária Juncea.

Segundo a ouvinte, que destaca não ser especialista, a planta atrai a libélula que é predadora natural do mosquito Aedes Aegypti, sendo que o inseto poderia eliminar o mosquito quando ele já é adulto ou ainda em forma de larva. 

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias levou esse assunto até a Engenheira Ambiental e diretora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, Silvana Maciel, que falou que a planta não tem eficácia comprovada no controle da dengue. "Eu tenho lido bastante sobre esse assunto e na maioria dos artigos científicos, inclusive de um professor doutor do Instituto Agronômico de Campinas, diz que não existe nenhuma comprovação científica da eficácia da Crotalária Juncea no combate à dengue, porque seriam necessários milhares de pés dessa planta, e elas só florescem em duas épocas do ano. O que acontece, é que essa planta atrai uma libélula que é predadora do mosquito transmissor da dengue. A larva da libélula se alimenta da larva do mosquito, só que ao mesmo tempo, a planta atrai uma lagarta negra, que causa uma infestação, e isso já causaria um desequilíbrio.", disse.

Silvana Maciel destacou que vários estudos já foram realizados sobre o assunto, porém nenhum deles comprovou a Crotalária Juncea seja realmente eficaz no controle da dengue. "Estudos relatam que nas cidades em que foram distribuídas sementes da planta, não houve comprovação que números de dengue diminuíram por conta disso.", finalizou.

Lembramos que a população precisa se conscientizar que a melhor maneira de evitar a dengue é com a limpeza dos quintais, caixa d'água, vasos de plantas e comedouro de animais, tudo onde possa ter acúmulo de água parada e proliferação do mosquito.

Quer saber mais sobre o "VOCÊ REPÓRTER"? Clique aqui.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular