VEP de OC recomenda que pais levem os filhos aos postos de vacinação, mesmo com falta da vacina pentavalente

13/09/2019 08h55 O cuidado é necessário para que seja feito um controle e também a convocação assim que as doses da pentavalente chegarem.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
VEP de OC recomenda que pais levem os filhos aos postos de vacinação, mesmo com falta da vacina pentavalente (Imagem meramente ilustrativa_vacina pentavalente_)

Por decisão do Ministério da Saúde, a vacina pentavalente será suspensa nos postos públicos até novembro. O medicamento visa prevenir cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B.

Em Osvaldo Cruz, a Vigilância Epidemiológica informa que a vacina pentavalente já está em falta, o que também acontece na maioria das cidades da região. 

A Direção Regional de Saúde (DRS) de Marília não tem o medicamento para repassar a todas as cidades. Aquelas onde ainda há estoques seguem com a imunização, mas em breve não terão também a vacina.

Mesmo diante da falta da vacina em Osvaldo Cruz, a Vigilância Epidemiológica do Município pede que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação normalmente. O cuidado é necessário para que seja feito um controle e também a convocação assim que as doses da pentavalente chegarem.

Por que a vacina pentavalente está em falta?

Segundo o Ministério da Saúde o produto, que era importado da Índia, foi reprovado. Os primeiros problemas com a vacina produzida pela empresa Biologicals foram identificados no início deste ano.

Em junho, a Anvisa suspendeu a importação. O Ministério da Saúde já autorizou a compra de vacinas de outros fornecedores, mas a entrega dos primeiros lotes deve começar em novembro.

O Brasil consome, mensalmente, cerca de 800 mil doses da vacina.

Em outubro, ocorre a campanha nacional de imunização contra o sarampo, época em que as carteiras de vacinação deveriam ser atualizadas, inclusive com aplicação da pentavalente, mas em relação ao medicamento em falta os trabalhos devem ser comprometidos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa_Prefeitura de Osvaldo Cruz_colaborou Ministério da Saúde)

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular