Tupã já conta com 45 casos de dengue

21/02/2019 06h13 Secretária de Saúde diz que situação está "complicada".
Redação - Acally Toledo - Informações: Tupã City, Tupã - SP
Tupã já conta com 45 casos de dengue .

A Secretaria Municipal de Saúde continua com as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que envolvem a busca ativa por focos do mosquito, conscientização e nebulização de bairros com casos confirmados de dengue. 

Atualmente, o município já contabiliza 45 casos positivos da doença. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Célia Zeferino, o principal meio de combater a proliferação do mosquito é, em primeiro lugar, a eliminação de criadouros. 

"A nebulização é um meio secundário de combate, sendo que a principal e mais eficaz ação ainda continua sendo evitar focos que sejam favoráveis à proliferação de larvas do Aedes. Por isso, a população deve contribuir monitorando seus quintais e não deixando água parada", explicou. 

Conforme explicou Célia, a nebulização é feita no raio de 200 metros da residência em que existe caso confirmado de dengue. Até o momento, o procedimento já foi executado no distrito de Parnaso, na região central da Cohab Cris, na Vila Europa, Santa Rita, parte da Vila Independência e do Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar. 

"A conscientização e a prevenção devem ser contínuas, principalmente nos períodos mais chuvosos. Os moradores não podem esquecer que além da dengue, o Aedes transmite também chikungunya, zika vírus e febre amarela", ressalta a secretária. 

Cuidados contra o mosquito 

Mantenha lixos bem tampados, ralos limpos e com telas; semanalmente, lave com escova, água e sabão, pratos de plantas e vasilhas de animais; mantenha fechados tonéis, para não acumular água da chuva; guarde garrafas em local protegido da chuva ou viradas para baixo; tenha cuidado com piscinas, principalmente as sem motor para movimentar a água e faça uso de cloro; não deixe lixo acumulado em pátios e nem jogue na rua; limpe calhas para que não represem água; não deixe pneus em áreas abertas; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; tenha atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água e faça uso de uso de repelente.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular