Queimadas provocam prejuízos à natureza, à saúde e às redes elétricas  

06/08/2020 05h52 Energisa orienta sobre os riscos dessa prática perto dos fios.
Redação - Acally Toledo, Nacional
Queimadas provocam prejuízos à natureza, à saúde e às redes elétricas   .

O tempo seco, característico dos meses de julho e agosto, marcado também pela baixa umidade do ar, pouco volume de chuva e vegetação seca, aumenta as chances das queimadas que causam prejuízos às comunidades, colocam vidas em perigo e também afetam o fornecimento de energia elétrica.

"As queimadas próximas às redes elétricas podem provocar o desligamento de energia. Mesmo sem atingir a rede, elas podem colocar em risco a distribuição de energia, já que não é necessário que as chamas encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos nas linhas de energia. O calor das queimadas pode provocar ocorrências como o rompimento de cabos e danos aos equipamentos, prejudicando o fornecimento", explica o gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diorio Sanches. 

As queimadas atingem tanto áreas rurais quanto áreas urbanas neste período, sendo comum encontrarmos fogo, por exemplo, em terrenos baldios nos quais, após a limpeza, acabam se tornando locais de queima de lixo e entulho.

Além de causar danos ao meio ambiente, colocar a natureza, plantas e animais em perigo, a ocorrência de queimadas provoca danos à saúde, principalmente em períodos mais secos como este. Quem sofre com doenças respiratórias tem sua saúde abalada.  "Seja no campo ou na cidade, as pessoas devem redobrar a atenção. Orientamos o produtor rural a se informar com os órgãos responsáveis, como a Secretaria de Meio Ambiente ou Sindicato Rural de sua cidade, onde poderá obter orientações sobre técnicas mais adequadas que substituem a necessidade de queimadas", instrui Tiago.

Diante de todo este cenário, ao identificar um foco de incêndio, informe o departamento de meio ambiente de seu município e o Corpo de Bombeiros. Se for próximo às redes elétricas, notifique também a Energisa Sul-Sudeste pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita), pelo aplicativo Energisa On ou pelas redes sociais (www.facebook.com/energisa).

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular