Polícia Civil de Adamantina alerta região para o crime de clonagem de WhatsApp

08/11/2019 07h36 A Polícia trabalha na prevenção desse tipo de crime e também na apuração dos culpados de delitos já ocorridos.
Redação - Acally Toledo, Adamantina - SP
Polícia Civil de Adamantina alerta região para o crime de clonagem de WhatsApp .

A clonagem do aplicativo WhatsApp é um crime que tem se tornado muito comum e atinge diariamente milhares de pessoas. Geralmente é iniciada pelo cadastro indevido do número de telefone celular no aparelho celular do criminoso. Isso ocorre, na maioria das vezes, quando as vítimas colocam anúncios em sites de compra e venda e deixam expostos seus números de telefone. 

Segundo informações obtidas junto a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Adamantina, o criminoso consegue cadastrar o número em outro celular e depois envia um SMS com um código para a vítima. "O criminoso cadastra o número da vítima em outro chip e imediatamente liga ou manda um SMS com um código para a vítima, se passando por funcionário dos sites de compra e venda, pedindo para que a vítima mande esse código que recebeu por SMS novamente para o criminoso. No momento em que a vítima reenvia esse código ao criminoso, seu WhatsApp é clonado e a vítima não consegue mais entrar em seu WhatsApp.".

A Polícia Civil de Adamantina orienta a toda população para que nunca forneça qualquer código via SMS para números desconhecidos se passando por funcionários de sites de compra e venda ou outras empresas.

Ainda segundo a Corporação, o principal crime cometido quando alguém clona o WhatsApp é a solicitação de dinheiro pelo criminoso para todos os contatos, por isso é importante estar atento quando receber mensagens de parentes ou amigos pedindo dinheiro pelo aplicativo. "Desconfie e entre em contato pessoalmente ou por telefone com esta pessoa para confirmar se esse pedido é verdadeiro.".

A Polícia Civil de Adamantina trabalha constantemente na prevenção desse tipo de crime e também na apuração dos culpados dos delitos já ocorridos. Qualquer dúvida, denúncia ou informação pode ser obtida pelo 197.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular