Osvaldo Cruz tem quatro casos suspeitos de Sarampo

04/09/2019 09h05 Três crianças e um adolescente de 15 anos aguardam resultados de exames.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Osvaldo Cruz tem quatro casos suspeitos de Sarampo .

A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz informou nesta terça-feira (03) para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias que a cidade tem quatro casos suspeitos de sarampo: três crianças e um adolescente de 15 anos.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, Camila Silva, quando aparecem casos suspeitos de sarampo na cidade, para evitar uma epidemia, a VEP realiza o bloqueio vacinal. “Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, e adultos que estejam com a vacinação atrasada, quando aparece algum caso suspeito da doença nós realizamos o bloqueio vacinal, que consiste em vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. Neste caso, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas anteriormente e que tem comprovação vacinal.”, finalizou.

Por ser uma doença altamente contagiosa, em casos de atendimento em que haja suspeita de sarampo o protocolo de desinfecção do local de atendimento é recomendado. 

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou também com a Dra. Natália Gasparoto, diretora técnica da Santa Casa. “Pedimos para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas que são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular como se fosse uma conjuntivite, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, atrás das orelhas e que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.".

Além disso, segundo a médica, a recomendação em caso de sintomas da doença é que os pais encaminhem as crianças ou mesmo em casos de adultos a uma Unidade de Saúde do seu bairro, ou até mesmo o Centro de Saúde, evitando ir até a Santa Casa, para que não haja a necessidade de novos processos de descontaminação do Pronto Socorro como aconteceu no final do mês de agosto.

Vacina

O esquema vacinal vigente é de duas doses de vacina com componente do sarampo para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade, até 29 anos o indivíduo deverá ter duas doses.

Todos os PSF’s e o Centro de Saúde de Osvaldo Cruz, além da Sala de Vacinas que fica no Centro de Pediatria Dr. Tavares, têm doses disponíveis da vacina.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular