Centro de Zoonoses de Tupã abre inscrições para castração gratuita de fêmeas

07/07/2020 05h57 CCZ distribui senhas no local de cadastro para evitar aglomeração de pessoas.
Redação - Acally Toledo - Informações: Tupã City, Tupã - SP
Centro de Zoonoses de Tupã abre inscrições para castração gratuita de fêmeas .

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou o período de inscrições para cirurgia de castração de cadelas e gatas em Tupã. Nos três primeiros dias de agendamento, foram marcados 45 procedimentos.

A alta procura, indica que a população reconhece a importância da castração para a saúde dos animais. Por isso, o CCZ estabeleceu algumas regras para manutenção das medidas de segurança contra o coronavírus.

Segundo a agente do CCZ, Meiriele Cristina Santos de Mello, há uma cota de 15 atendimentos por dia. Para isso, senhas são distribuídas diariamente das 8h às 12h. "Por ordem de chegada, os donos que conseguirem a senha preencherão um cadastro para retirada do protocolo com o mês em que ocorrerá a cirurgia", explicou.

Além disso, deve-se respeitar o distanciamento social mínimo de 1,5 m e a obrigatoriedade do uso de máscara. Meiriele afirma que os interessados em operar as mascotes compreenderam a necessidade de cumprimento das regras e têm respeitado as orientações.

O diretor de departamento da Vigilância em Saúde, Robison Luis Pereira, informa ainda que apenas uma mascote pode ser operada por domicílio. "Esse limite de animais por residência foi estabelecido para abranger mais casas. Na próxima licitação, se o munícipe for dono de outra fêmea, nada impede que ele faça um novo pedido", disse.

Há 150 castrações disponíveis este ano para animais de estimação da população em geral. Outros 150 procedimentos, disponibilizados para as fêmeas que estão sob a guarda dos protetores dos animais, já foram realizados. Dessa forma, a agenda de cirurgias ficou mais bem distribuída ao longo do ano.

As cirurgias de castração são feitas por meio de licitação, e os veterinários realizam até 50 procedimentos por mês. Estes contratos com clínicas particulares têm como finalidade controlar a quantidade de animais domésticos, e evitar abandonos.

As fêmeas podem ser operadas após os seis meses de idade completos. As gatas podem ser castradas mesmo que estejam amamentando, já no caso de cachorras, é preciso esperar de 30 a 40 dias do nascimento dos filhotes para operar.

Em caso de dúvidas, a população pode ligar para o CCZ no (14) 3404-2202.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular