Cartilha criada por policial civil orienta público sobre mais de dez modalidades de golpes

18/08/2020 05h43 São mais de dez modalidades de golpe descritos na cartilha, que traz orientações ao público.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Presidente Prudente - SP
Cartilha criada por policial civil orienta público sobre mais de dez modalidades de golpes A investigadora da Polícia Civil Bárbara Camapum, autora da cartilha. (Foto: Reprodução)

Uma cartilha criada pela investigadora da Polícia Civil Bárbara Camapum, que trabalha na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Presidente Prudente, orienta o público sobre mais de dez modalidades de golpes comumente aplicados, sob os mais diversos meios e argumentos, fazendo vítimas de todas as cidades, em todo o país.

Em razão de suas funções, a investigadora se especializou em crimes de estelionato, cujas vítimas em sua maioria são idosas. A iniciativa é mais uma tentativa de evitar a consumação dos crimes e gerar tristeza entre as vítimas.

Disponível na internet, a cartilha "Golpe? Tô Fora!" descreve sobre os golpes bilhete, do falso sequestro, do parente que o carro quebrou, do cartão bancário clonado, do intermediador de vendas, do WhatsApp clonado, do falso boleto, do falso site, dos falsos fiscais, do falso namorado e da troca de cartão, além de reunir orientações gerais de como agir (acesse aqui).

A cartilha teve o apoio do publicitário Tarcísio Duarte Coelho, que executou o projeto visual do ebook, e contou ainda com o apoio do investigador Cezar Naim Wehbe, que ajudou a colega em todas as etapas do projeto.

A linguagem da cartilha é simples, para que possa atingir toda população e assim orientar para que as pessoas não sejam vítimas dessa natureza criminosa.

Atenção permanente

Um texto de apresentação, na cartilha, destaca que a mesma foi desenvolvida com o objetivo de instruir a população quanto aos golpes que estão sendo praticados na atualidade, e alerta sobre a criatividade dos criminosos, que estão criando novos golpes e isso pode tornar as orientações obsoletas.

Nesse contexto, a apresentação faz um alerta. "Mas lembre-se que os golpes são cíclicos, ou seja, os bandidos sempre voltam a utilizá-los, mudando pequenos detalhes".

Investigadora foi homenageada pela Câmara de Adamantina

O trabalho desenvolvido pela investigadora Bárbara Camapum foi reconhecido pela Câmara Municipal de Adamantina, a partir da Moção de Congratulações e Aplausos Nº 25/2020, de 3 de agosto último, de autoria dos vereadores Aguinaldo Galvão (DEM) e Acácio Rocha (PODEMOS), aprovada por unanimidade.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular