Cartório Eleitoral de OC atende em horário especial para realizar cadastro biométrico

20/03/2019 04h56 A 163ª Zona Eleitoral de Osvaldo Cruz envolve também as cidades de Sagres e Parapuã.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Cartório Eleitoral de OC atende em horário especial para realizar cadastro biométrico .

O cadastramento biométrico passa a ser obrigatório na 163ª Zona Eleitoral de Osvaldo Cruz, que engloba também, eleitores de Sagres e Parapuã. Toda a população é convocada para que realize o cadastro da sua biometria até o dia 19 de dezembro.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com a Juíza da 1ª Vara Judicial do Fórum da Comarca de Osvaldo Cruz, Dra. Dayane Aparecida Rodrigues Mendes, que explicou como está acontecendo o trabalho de cadastramento biométrico. "Primeiramente agradeço a oportunidade de poder divulgar a biometria. Até o presente momento, existe uma procura, porém não o suficiente. Mas de 60% da população de Osvaldo Cruz não fez o cadastramento biométrico ainda. Nós aumentamos o horário de atendimento no Cartório Eleitoral para poder atender a todos. Lembrando que esse cadastramento é obrigatório e caso o eleitor não faça a tempo, ele pode ter o cancelamento do Título de Eleitor, além do travamento do CPF. O cadastro biométrico é feito de maneira muita rápida, leva em torno de 10 a 15 minutos e o eleitor precisa fazer um agendamento prévio, que pode ser feito pessoalmente, pelo telefone do cartório (18)3529-1511 ou (18)3528-2169 ou pelo site do TRE. O prazo final é dia 19 de dezembro, porém ressaltamos que quanto antes for feito é melhor.", finalizou.

O Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, também falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre o procedimento. "O cadastro biométrico envolve coleta das digitais, fotografia e atualização dos dados pessoais. O objetivo é tornar mais seguro o processo de identificação de cada cidadão no momento do voto, já que as digitais de cada pessoa são únicas.", disse.

A orientação que o Cartório Eleitoral passa para a população é que não deixe para a última hora, porque grande parte dos eleitores ainda não realizou esse cadastramento.

Para realizar o procedimento é necessário um agendamento prévio, que pode ser feito no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), pessoalmente no Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, que fica na Rua Bélgica, 440, e também pelos telefones (18)3529-1511 ou (18)3528-2196.

É necessário levar um documento oficial com foto, comprovante de residência atual e título de eleitor, se tiver. Horário de atendimento do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. 

Lembrando que quem não realizar o cadastro biométrico até o prazo determinado pela Justiça Eleitoral, terá o título de eleitor cancelado. Com isso a pessoa fica impedida de votar no ano que vem, nas eleições municipais além ter o CPF, contas em bancos e recebimentos de benefícios bloqueados.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular