Campanha 'Sinal Vermelho' vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda em farmácias da região

14/07/2020 06h08 A campanha acontece a nível nacional.
Redação - Rian Santos*, Osvaldo Cruz - SP
Campanha 'Sinal Vermelho' vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda em farmácias da região .

Mulheres em situação de violência são uma realidade no Brasil e, em tempos de isolamento por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), elas enfrentam a dificuldade em denunciar os agressores. 

Com isso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançaram a campanha ‘Sinal Vermelho para a Violência Doméstica’. A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias de todo o país que são cadastradas na campanha. 

A campanha já conta com cerca de 10 mil estabelecimentos cadastrados e, segundo os organizadores, incentiva"as vítimas a denunciarem os abusos por meio do desenho de um 'X' na palma da mão".

A reportagem da do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com a juíza de direito, Dra. Ruth Duarte Menegatti. "A Campanha ‘Sinal Vermelho’ vem em um momento de isolamento social, e que a preocupação devido ao aumento desses índices de violência doméstica e onde não houve essa percepção, pode haver uma subnotificação devido à dificuldade no pedido de proteção, e essa preocupação motivou uma campanha em nível nacional, em que a vítima com um “X” vermelho na mão, pede a proteção em farmácias e então, o farmacêutico e o balconista devidamente preparados, prestam esse socorro para vítima de violência doméstica. Essa vítima será atendida pela Policia Militar, que prestará o apoio criminal e que poderá pedir medidas protetivas que serão analisadas pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público. A responsabilidade é de todos e nós precisamos mudar nosso olhar para a questão da violência doméstica, principalmente em Osvaldo Cruz, onde os índices são alarmantes.", destacou a Dra. Ruth.

A Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Osvaldo Cruz, Dra. Patrícia Tranche Vasques também falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias e destacou que se alguma mulher estiver sendo ameaçada, que procure a Polícia e registre o caso. "Você está passando por alguma ameaça de morte? Alguma agressão física? Humilhações ou Chantagens? Tudo isso tem solução! Procure uma delegacia mais próxima de você. Aqui em Osvaldo Cruz, procure a Delegacia de Defesa da Mulher e relate o seu sofrimento, ou também pode entrar no site da Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência Online, pode ligar no disque 100, disque 180, ou 197. Tem muitas pessoas que durante a pandemia estão sofrendo perseguições e estão caladas, algumas que já passaram por problemas psicológicos como depressão ou algum transtorno, e com essa pandemia ficou mais difícil. Algumas já perderam a esperança, a vontade de ser feliz e todo mundo tem o direito de ser feliz, não perca a esperança, não perca a vontade de viver bem e viver em paz, você merece ser feliz! Procure uma Delegacia de Defesa da Mulher ou uma Delegacia mais próxima de você! NÃO A VIOLENCIA DOMESTICA OU FAMILIAR CONTRA A MULHER", finalizou.

 

Supervisão de Acally Toledo*

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular