Por todo o Brasil, atletas do Oeste Paulista aproveitam chances em 'mercados alternativos' em 2019

26/12/2019 09h51 Em competições menos badaladas, futebolistas da região abraçam oportunidades, são destaques pelo interior do país e dão novo gás aos planos como atletas.
Globo Esporte, Oeste Paulista
Por todo o Brasil, atletas do Oeste Paulista aproveitam chances em 'mercados alternativos' em 2019 Em Santa Catarina, atacante Fabiano Santos, de Prudente, comemora o título da Série C estadual e agradece por chance recebida. (Foto: Beno Küster)

O futebol do Oeste Paulista terminou 2019 com suas equipes ainda bem distantes dos principais holofotes do futebol do estado, mas com dois atletas vinculados à região, Rodrigo Caio e Rafinha, celebrando conquistas com a camisa do Flamengo, além de Edu Dracena assumindo novo desafio na carreira.

Mas é um equívoco pensar que isso é tudo que resume as páginas escritas pelo futebol local neste ano. Pelo interior do país, futebolistas profissionais do Oeste Paulista aproveitaram chances recebidas nos chamados "mercados alternativos" e, por todo o Brasil, foram destaques e deram vida nova aos sonhos como jogadores.

E a lista viaja bastante. Entre os exemplos, estão o meio-campista Matheus Escarabajal e o atacante Rafael Akai, que foram campeões da divisão de acesso do Mato Grosso do Sul e ajudaram a Pontaporanense garantir uma vaga na divisão de elite do estado em 2020.

O prudentino Rafael Akai teve destaque em equipes tradicionais do Brasil e times do exterior, principalmente durante a segunda metade da década passada, quando jogou, inclusive, no Corinthians. Após o auge, o jogador chegou a exercer outras atividades.

Rafael Akai levanta a taça da divisão de acesso do Mato Grosso do Sul com a Pontaporanense  — Foto: Rafael Akai/Cedida

Pontaporanense de 2019 contou com os prudentinos Akai e Escarabajal — Foto: Pontaporanense/Divulgação

Neste ano, convidado por profissionais com quem já havia trabalhado, Akai voltou ao futebol do Mato Grosso do Sul. Em 2014, o prudentino defendeu o Ivinhema na primeira divisão. Com todo o currículo, o atacante conseguiu colaborar com o acesso do time e agora estuda a possibilidade de voltar a jogar novamente uma divisão principal estadual em 2020.

- Pintou a oportunidade, e a gente foi lá, para poder conquistar os objetivos que foram passados pelo clube, que eram o acesso e ser campeão. Graças a Deus, deu tudo certo, e estamos muito felizes, na expectativa para o ano que vem.

Parceiro de Akai no time de Ponta Porã (MS), Matheus Escarabajal foi revelado pelo Grêmio Prudente, chegando a fazer parte do time que passou para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015. Após isso, Matheus jogou na equipe profissional e rodou pela Região Sul.

Campeão e com o acesso garantindo, Matheus revelou que sua volta para a Pontaporanense está certa e, assim, ele se reapresenta ao clube em janeiro, para a disputa do estadual. A estreia está prevista para o próximo dia 22, diante do Águia Negra (atual vencedor da primeira divisão), em Rio Brilhante (MS).

No Sul...

Nascido em Catanduva (SP), mas enraizado em Prudente por questões familiares, o atacante Fabiano Santos deu conta de terminar a temporada superando os "altos e baixos" iniciais, com um título e acesso, em Santa Catarina.

Com a taça no currículo, Fabiano (à esq.) volta a sonhar com novas oportunidades  — Foto: Beno Küster

Após algumas lesões enfrentadas nos últimos anos, o atleta começou 2019 jogando a Série B de Santa Catarina, vestindo a camisa do Fluminense de Joinville. Fabiano explica que tinha proposta para seguir no clube no segundo semestre e jogar a Copa Santa Catarina. Porém, querendo realizar o sonho de atuar fora do Brasil, ele aceitou uma proposta do Dhofar Club, de Omã, no Oriente Médio, que terminou frustrada devido a problemas burocráticos.

Na volta para casa, preocupação era a palavra que resumia o sentimento do atacante, morador da zona leste de Prudente. Foi então que surgiu o convite para voltar ao Sul do país e jogar a Série C do catarinense pelo Caçadorense Atlético Clube, que buscava a única vaga disponível para a Série B do ano que vem.

Atacante prudentino destaca a experiência vivida no Sul do país — Foto: Caçadorense/Divulgação

A tentativa terminou melhor do que o esperado, e Fabiano colaborou com a conquista da taça e, dessa forma, a obtenção da sonhada e difícil vaga na segunda divisão catarinense de 2020. Com o título já no currículo, o atacante reforça o ânimo na corrida pelos objetivos que haviam esfriado antes disso.

- Foi uma competição complicada. Jogar um quadrangular final de uma terceira divisão não é uma missão fácil, até porque todos os clubes querem subir, e, nesse ano, subia somente um. E fomos nós, graças a Deus. Então, o modo como ganhamos o campeonato foi muito benéfico. Acredito que não somente para mim, mas para todos que estiveram presentes na conquista.

... e também no Norte

O Oeste Paulista ainda teve jogador conhecido por parte do público amante do futebol local se destacando na Região Norte. O volante prudentino Fernando Gomes, que também tem passagens por equipes tradicionais do país, como o Corinthians, foi vice-campeão do Amapaense deste ano com o Ypiranga, de Macapá (AP), perdendo a final para o Santos (AP).

Junto com Fernando, esteve o atacante Kairo, maranhense, mas com passagens pelo Grêmio Prudente em 2013 e 2014, defendendo o clube na Segundona do Paulista.

No Amapá, Fernando Gomes foi vice-campeão com o Ypiranga — Foto: John Pacheco/GE-AP

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular