Pelo nível dos técnicos, Osvaldo Cruz aguarda grupo 'com muita briga' na 1ª fase da Segundona

01/02/2019 06h29 No conselho técnico de terça-feira, Azulão foi representado pelo diretor Júlio César de Almeida, que observou o estilo dos treinadores de possíveis rivais na fase inicial.
Globo Esporte, Osvaldo Cruz - SP
Pelo nível dos técnicos, Osvaldo Cruz aguarda grupo 'com muita briga' na 1ª fase da Segundona Diretor falou sobre primeiros desafios que prevê para o Azulão na Segundona. (Foto: Guto Carvalho / Foco no Lance / Cedida)

Os desafios estão apenas no começo, assim como toda história da atual temporada, mas o conselho técnico do Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual – de 2019 deu ao Osvaldo Cruz mais parâmetros sobre o que a equipe pode esperar a respeito da competição. Representante do Azulão no encontro, o diretor administrativo Júlio César de Almeida voltou ao Oeste Paulista trazendo na bagagem, como principal impressão, que os prováveis adversários na primeira fase têm boas chances de apresentar um bom nível técnico em campo, com base no que viu e conversou com treinadores de alguns deles.

- Para fazer qualquer perspectiva, podemos começar pelos técnicos. A Santacruzense vem com Carlos Alberto Seixas. O Vocem tem o Luciano Baiano no comando, que todos conhecemos bem. O Assisense é treinado pelo PC que, inclusive, conheço desde os tempos de Paraguaçuense. O Tupã não definiu seu treinador ainda, mas faz bons times, como o Talentos 10. E o Marília, nem precisamos falar muito, é um time com camisa, acreditamos que virá forte também. Teríamos o Andradina, mas, pelo que conversei por lá, eles deverão ficar fora. Será um grupo equilibrado, com muita briga.

A projeção feita por Júlio parte do princípio de que as duas primeiras fases da Segundona serão regionalizadas e, no caso da fase inicial, o número de times na chave deverá ser de seis. Por isso, de acordo com esta previsão, o Azulão poderá ter como adversários: o Assisense e o Vocem, ambos de Assis (SP), cidade localizada a cerca de 150km de Osvaldo Cruz; o Marília (120km); o Tupã (50km); o Talentos 10 ou a Santacruzense, de Santa Cruz do Rio Pardo (230km). Ainda conforme Júlio, o Talentos 10, no encontro, não havia confirmado o local de seus jogos como mandante, que poderá ser Marília ou Bauru (230km).

No conselho técnico, o Azulão não teve atendido o desejo de que houvesse um aumento no número de atletas inscritos. Porém, as medidas solicitadas pelos clubes, de reduzir a quantidade de equipes por grupo e determinar que quatro times se classifiquem por chave para a segunda fase, foram pontos que agradaram bastante ao representante do Azulão. No ano passado, cada grupo teve oito times, e apenas os três primeiros seguiram adiante, além do melhor quarto colocado.

- É uma novidade que achamos bastante interessante. As equipes jogam menos na primeira fase, mas têm a chance maior de passar para a segunda fase, que também será regionalizada, outra mudança importante. Ou seja, na primeira fase, são menos clubes e mais classificados.

As equipes interessadas têm até está quinta-feira (31) para acertar eventuais pendências burocráticas com a Federação Paulista de Futebol (FPF). A relação com as equipes confirmadas deve ser divulgada até a próxima semana. O campeonato está previsto para começar no dia 7 de abril.

Além de diretor administrativo do Azulão, Júlio tem sido substituto imediato do presidente Rubens Romanini, quando ausente, como foi no congresso técnico da última terça-feira (29). De Paraguaçu Paulista (SP), a experiência do dirigente com o futebol profissional começou em 1996, com a Paraguaçuense, equipe que, nessa época, revelou nomes para o futebol brasileiro, como o ex-santista Narciso e Marcelinho Paraíba, que, entre outros times, jogou no Santos, São Paulo e Flamengo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular