Osvaldo Cruz faz testes e corre contra o relógio para melhorar parte física do elenco

15/05/2019 06h16 Preparador físico Raul Evangelista realiza avaliações dos atletas e conta com o apoio de profissionais da fisiologia de uma universidade prudentina.
Globo Esporte, Osvaldo Cruz - SP
Osvaldo Cruz faz testes e corre contra o relógio para melhorar parte física do elenco Avaliações começaram na segunda-feira, no Brenão. (Foto: Márcio Barreto/Assessoria OCFC)

O Osvaldo Cruz corre contra o tempo para fazer valer a folga de 14 dias que terá sem compromisso oficial pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão - quarto patamar estadual. E não é só o treinador recém-chegado, Betão Alcântara, que terá muito o que fazer dentro dos aspectos técnicos e táticos. Integrado ao grupo apenas às vésperas da Segundona deste ano, o preparador físico Raul Evangelista é mais um profissional da comissão técnica que luta contra o relógio. Nesta semana, ele está seguindo um cronograma de avaliações, visando entender o que cada atleta precisa para melhorar fisicamente e, assim, estar mais próximo do ideal para ajudar a equipe a se recuperar na competição.

- É correr contra o tempo. Não queremos mudar aquilo que o professor Betão Alcântara traçou para as partes técnica e tática, mas, sim, complementar isso. Vamos aproveitar essas duas semanas para fazer o máximo. Mas é isso, correr contra o tempo mesmo.

Raul explica que, pelo fato de ter chegado às vésperas da estreia do time na Segundona, o trabalho que está sendo feito agora não foi realizado na pré-temporada, como seria o ideal. Entretanto, ele comenta também que outros métodos foram adotados logo que chegou, juntamente com a comissão técnica anterior, para trabalhar o condicionamento dos atletas.

Com a chegada de Betão, o preparador físico do Azulão conversou com o novo comandante e, assim, chegaram à conclusão da necessidade de um planejamento ainda mais específico para as próximas duas semanas, motivados principalmente pela avaliação que fizeram sobre o rendimento do time nas segundas etapas das partidas disputadas até aqui.

- De acordo com as avaliações, teremos uma posição mais fidedigna da situação de cada atleta e poderemos fazer o direcionamento, se a necessidade é maior na potência, resistência... Só após as avaliações - explicou Raul.

Os primeiros testes foram realizados na segunda-feira (14) e contaram com a participação de profissionais da área da fisiologia, vindos da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente.

Nas primeiras observações feitas, índices, como o de percentual de gordura de cada jogador, foram aferidos. A perspectiva é que os trabalhos sigam, de forma simultânea, ao cronograma do novo treinador até a partida contra o Bandeirante, no dia 25, no Brenão, quando termina a folga do Azulão na tabela do Grupo 1 (veja a tabela e a classificação da Segundona).

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular