COPA SP: Osvaldo Cruz sai de 0 a 2 para 3 a 2 e vence a primeira na história da Copinha

10/01/2020 06h30 Mesmo eliminado e diante do líder Londrina, Azulão demonstra muita vontade na despedida e alcança primeira vitória em três participações; Tubarão se classifica como primeiro colocado do Grupo 1 e pega o Timon-MA na segunda fase.
Globo Esporte, Osvaldo Cruz - SP
COPA SP: Osvaldo Cruz sai de 0 a 2 para 3 a 2 e vence a primeira na história da Copinha Torcedor pendurado no alambrado, autor do gol sem camisa e muita festa: Osvaldo Cruz fecha Copinha com primeira vitória. (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

A Chave 1 é um retrato fiel da Copa São Paulo de Futebol Júnior: cheia de boas histórias. O grupo que teve gols em todos jogos, recorde de atleta mais novo e classificação emocionante da Ponte Preta presenciou mais um capítulo interessante na noite desta quinta-feira. No fechamento da primeira fase, o Osvaldo Cruz conseguiu a primeira vitória na história da Copinha. Contra o líder e classificado Londrina, o Azulão saiu de 0 a 2 no placar para 3 a 2 e, mesmo eliminado, deu alegrias ao torcedor que compareceu ao Estádio Breno Ribeiro do Val, o Brenão.

A primeira

Até entrar em campo para enfrentar o Londrina, o Osvaldo Cruz somava 8 jogos na história da Copinha, com 3 empates e 5 derrotas. Agora, tem também 1 vitória. Ao todo, são 8 gols marcados e 22 sofridos na disputas das edições de 2018, 2019 e 2020.

E agora?

Nesta quinta-feira (9), quem comemorou deu adeus à competição, e quem lamentou seguiu adiante. O Londrina já começou o jogo garantido na primeira colocação e pegará na segunda fase o Timon, do Maranhão, que avançou como segundo colocado do Grupo 2. A Ponte Preta foi a outra classificada da chave e terá o Santos pela frente. A Federação Paulista de Futebol definirá nas próximas horas a sequência da tabela, mas já é certo que os confrontos da segunda fase serão eliminatórios e decididos em partidas únicas. Se der empate, a definição da vaga irá para os pênaltis (veja como ficou a classificação da Chave 1 e 2 e como estão os demais grupos).

Primeiro tempo

O jogo que não valia nada em termos de classificação foi pra lá de legal desde o começo. Os vários reservas dos dois times demonstraram que queriam aproveitar a chance que ganharam e fizeram uma partida, até certo ponto, sem responsabilidade, aberta. Depois de 15 minutos iniciais em que praticamente só o Londrina ficou com a bola e o goleiro Thiago, dos donos da casa, apareceu bem em duas oportunidades, o placar foi inaugurado aos 23, com Jefferson. Um belo lançamento por cima da zaga encontrou João Nascimento, que tentou o domínio, não conseguiu, mas involuntariamente deu o passe para o camisa 19 chegar de frente para o goleiro e só deslocar. Foi o segundo dele na Copinha. Aos 34, o Tubarão ampliou. Wendell recebeu lançamento de Pedrinho, entrou na área, dominou e finalizou cara a cara com Thiago. Também foi o segundo dele na competição. A bola ainda bateu na trave. Este lance mostrou bem como a defesa do Osvaldo Cruz bateu cabeça ao longo do campeonato. Sofreu gols parecidos, de bolas nas costas da zaga. Mas três minutos depois, as notícias sobre as falhas do time cederam espaço à superação e a um raro momento de alegria. Adriano cobrou pênalti e renovou a esperança do torcedor, que ainda viu o goleiro osvaldo-cruzense fazer outra bela defesa.

Segundo tempo

Antes de alcançar o empate, o Osvaldo Cruz quase viu o Londrina ampliar. Depois de duas boas investidas, uma de cada lado, o Tubarão teve grande chance aos 13 minutos. Caio Gomes cabeceou, e o zagueiro Gabriel afastou praticamente embaixo da trave. Cinco minutos depois, veio o segundo do Azulão. E que jogada esquisita. Autor do gol, Lincoln recuperou a bola no campo defensivo e se atrapalhou com seu companheiro de time, Adriano, na hora de armar o contra-ataque. Os dois quase se chocaram, e a bola ficou fora do controle da dupla, mas Zé Pedro, do Londrina, se atrapalhou ainda mais ao tentar cortar. Ele chutou em cima de Lincoln, caido e, na sequência, Zé Pedro foi quem caiu. Assim, Adriano ficou com a bola dominada, em um ataque de três contra um. Ele rolou para o camisa 14, que finalizou, em cima do goleiro, rasteiro, e João Vitor aceitou. A virada ocorreu aos 35, depois do Tubarão colocar uma no travessão. O goleiro João Vitor repôs a bola com a mão, o Osvaldo Cruz recuperou rapidamente, e Carlos Iury recebeu. O camisa 11 ajeitou e chutou de fora da área, rasteiro, no cantinho.

Pablo Ruan em ação

O atacante de 15 anos e 4 meses do Osvaldo Cruz, que bateu o recorde de Neymar como o atleta mais novo a jogar na Copinha, voltou a ter chance com o técnico PC dos Santos. Aos 26 do segundo tempo, ele saiu do banco e chamou a atenção duas vezes: bateu uma falta que levou certo perigo e imitou Deyverson, atacante do Palmeiras. Ao sofrer falta perto da linha lateral e cair para fora do campo, Pablo Ruan levantou rapidamente e se jogou no gramado, na tentativa de ganhar tempo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular