Azulão está no grupo 1 na 4ª divisão do Paulista 2020

06/02/2020 07h26 Araçatuba, Tupã, Elosport, Santacruzense, Matonense e Barcelona Esportivo são as novidades divulgadas no segundo conselho técnico; há mudança também na data de início e fim.
Por Globo Esporte, Osvaldo Cruz - SP
Azulão está no grupo 1 na 4ª divisão do Paulista 2020 Novo conselho técnico da Segundona foi realizado nesta quarta-feira. (Foto: FPF / Divulgação)

Saltou de 36 para 42 o número de equipes no Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual - de 2020. O aumento foi divulgado no segundo conselho técnico da competição, realizado nesta quarta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). O torneio tem início marcado para abril

Da lista que já era conhecida a partir do conselho técnico da última semana, as novidades são: Associação Esportiva Araçatuba, Tupã, Elosport, Santacruzense, Matonense e Barcelona Esportivo (da capital).

Inclusive, a nova reunião na sede da FPF foi realizada justamente para abrir espaço a clubes que não iriam inicialmente participar do campeonato, mas que mudaram de ideia depois do anúncio do retorno da quinta divisão.

Quem quiser voltar ao cenário profissional, a partir de 2021, vai ter que encarar mais esse degrau, como é o caso do Fernandópolis, Catanduvense e Catanduva, ausentes neste ano.

A Segundona 2020 será a maior dos últimos sete anos em número de participantes.

Veja os grupos:

Grupo 1

- Andradina

- Araçatuba

- Bandeirante

- Grêmio Prudente

- Osvaldo Cruz

- Tanabi

- Tupã

Grupo 2

-Santacruzense

- Assisense

- XV de Jaú

- Independente de Limeira

- Rio Branco

- União Barbarense

- Vocem

Grupo 3

- América

- Francana

- Inter de Bebedouro

- Taquaritinga

- São-carlense

- São Carlos

- Matonense

Grupo 4

- Amparo

- Flamengo de Guarulhos

- Guarulhos

- Brasilis

- Jaguariúna

- Mogi Mirim

- Itapirense

Grupo 5

- Manthiqueira

- Barcelona

- Joseense

- Atlético Mogi

- São José

- União Mogi

- União Suzano

Grupo 6

- Itararé

- Taboão da Serra

- Elosport

- Grêmio Mauaense

- Jabaquara

- Mauá

- Osasco

Fórmula de disputa

O aumento no número de participantes provocou mudança na data de início da competição (de 12 para 19 de abril) e, consequentemente, na fórmula de disputa. Na primeira fase, as equipes vão se enfrentar dentro dos grupos, em jogos de ida e volta. Avançam os dois primeiros de cada chave mais os quatro melhores terceiros colocados. Os 16 classificados para a segunda fase estarão, pelo menos, garantidos na Segundona 2021. Os demais 26 clubes estarão rebaixados.

Na segunda fase, os confrontos serão eliminatórios, definidos conforme as campanhas dos classificados (1º x 16º, 2º x 15º, e assim por diante). Nas fases seguintes, as equipes seguem sendo ranqueadas conforme a pontuação acumulada. Em caso de empate nas fases eliminatórias, prevalecerá o melhor desempenho nas fases anteriores. Os dois times que chegarem à final subirão para a A3.

A mudança na fórmula de disputa encurtou a competição em termos de tempo. A decisão, que seria no dia 3 de outubro, está prevista agora para 13 de setembro.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular