Multiplic está na reta final do plano socioeconômico de Osvaldo Cruz

09/01/2020 04h35 O objetivo neste momento é discutir quais os segmentos o município tem maior possibilidade para crescimento.
Redação - Acally Toledo - Informações: Assessoria , Osvaldo Cruz - SP
Multiplic está na reta final do plano socioeconômico de Osvaldo Cruz Comitê gestor do Fórum Multiplic. (Foto: Multiplic)

No inicio de dezembro passado, integrantes do comitê gestor do Fórum Multiplic estiveram reunidos para reunião onde a pauta foi o estudo da metodologia que definirá quais setores da cidade terão destaque e serão fomentados para o desenvolvimento econômico de Osvaldo Cruz.

A reunião aconteceu na empresa Cimcal, lugar cedido pelo proprietário, José Costa, participante ativo da economia da cidade e incentivador do Multiplic.

Através de videoconferência, estiveram reunidos os coordenadores do núcleo inicial do Mutiplic e a equipe de consultoria responsável pela criação do Plano Socioeconômico, Leonardo Quintino e João Ricardo Tonin.

Trajetória

Em reta final do fechamento do Plano Socioeconômico, que vem sendo trabalhado desde maio, o objetivo foi discutir quais os segmentos Osvaldo Cruz têm maior possibilidade para crescimento.

Durante a criação do Plano, foram levantados dados em relação à economia da cidade em diversos segmentos para uma ampla avaliação da atual situação econômica.

Neste estudo também foram ouvidos munícipes e líderes para que pudessem expor o que desejam para os próximos anos e como enxergam a economia de Osvaldo Cruz.

Com bases nos dados coletados, o Fórum criou uma Visão de Futuro que funciona como um parâmetro de como a cidade deve estar daqui há 10 anos.

E para que seja então finalizado o Plano Socioeconômico, a reunião avaliou a metodologia e os critérios para as tomadas de decisões posteriores de quais setores tem maior possibilidade de desenvolvimento, através de um olhar estratégico técnico. A ideia é oferecer condições dinamizar o desenvolvimento de Osvaldo Cruz.

Pauta da reunião

A consultoria apresentou para os participantes as áreas que, através de estudos e análises, são tendência de desenvolvimento. Ao todo, para que pudessem chegar em segmentos para o porte de Osvaldo Cruz, foram analisados pela consultoria 49 setores.

Entre eles, foram apresentadas as tendências mundiais e nacionais. Após essa apresentação, a consultoria apresentou um afunilamento, seguindo critérios cabíveis para a cidade, como: recursos disponíveis, mão de obra, demografia, tecnologia, conexão setorial, entre outros. Assim, o número de segmentos caiu para vinte e um.

Avaliando e discutindo, Coordenadores e os membros da consultoria, por meio de um refinamento estratégico, ligado a questões técnicas e criteriosas, chegaram a 6 setores que serão divulgados posteriormente. Segundo a J. Quintino, esses mais bem avaliados, estão baseados nos estudos e terão maior adesão e recepção na cidade. O objetivo de focar em três setores é fazer com que Osvaldo Cruz fomente essas áreas aumente geração de empregos, aumento de renda e dinamize o desenvolvimento econômico. Vale ressaltar que os demais segmentos da cidade também serão fomentados. O que muda é que a população terá em mãos segmentos nos quais segundo os estudos trarão dinâmica ao desenvolvimento e resultados reais. Os setores serão definidos neste mês de janeiro.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular