Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz já notifica 80 casos de dengue em 2020

22/01/2020 05h34 A enfermeira Camila Rodrigues Silva faz alerta e pede a colaboração da população.
Redação - Luanna Machado *, Osvaldo Cruz - SP
Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz já notifica 80 casos de dengue em 2020 .

O Ministério da Saúde está fazendo alerta da possibilidade que a partir do mês de Março de 2020 várias regiões do país passarão por epidemias de dengue. A situação é preocupante e se torna cada vez mais necessária a colaboração, cuidados e atenção de todos.

Falando de Osvaldo Cruz, já existem 80 notificações da dengue neste ano. E para mais detalhes sobre o assunto, o Portal Metrópole de Notícias procurou Camila Rodrigues da Silva, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, que conta como está a situação em termos de números no município. "Estamos trabalhando muito a questão da dengue, que na verdade não paramos desde o ano passado. Passamos por uma epidemia que durou 2019 inteiro com mais de 1.000 casos de dengue. Já temos 80 notificações só nesse início de ano, onde 3 casos são positivos e o restante estamos aguardando coleta de exame para a confirmação de resultado. A epidemia não parou, então viemos mais uma vez alertar a população, a ficarem atentos, tomar mais cuidado, principalmente por causa dessa possibilidade de que esse ano teremos esse grande surto."

A enfermeira também conta que existem pessoas que passam pelos sintomas e não procuram a unidade, o que acaba fazendo com que os números tenham uma deficiência. "Chamamos essa situação de 'casos subnotificados'. Dentro desse número existem sim as pessoas que não nos procuram e não são poucos. Então pedimos para quem tem os sintomas parecidos com o da dengue, procurem a unidade tanto pela questão de termos o número correto de casos no município, quanto para sabermos, nós e os pacientes, se realmente é dengue, pois hoje em dia circulam vários vírus com sintomas semelhantes. Por isso procurem a unidade, porque a dengue pode sim levar a morte, pode ter complicações mais sérias e aqui o paciente é acompanhado de forma correta para correr o mínimo de risco possível."

Em conjunto, a enfermeira Camila, a Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz e a Secretaria Municipal de Saúde, lembram da importância da limpeza dos quintais, caixa d'água, vasos de plantas e comedouro de animais, tudo onde possa ter acúmulo de água parada e proliferação do mosquito, e pediram para que todos fiquem atentos aos sintomas.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são: febre alta (39°C a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).

Caso apresente esses sintomas, recomenda-se não tomar nenhuma medicação por conta própria e procurar atendimento médico em um posto de saúde próximo.

 

 

Supervisão de Acally Toledo *

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular