Vítimas do tráfico de animais, filhotes de tucano se recuperam e chegam ao aviário da Cidade da Criança

20/03/2019 05h50 Aves passaram por atendimento no Hospital Veterinário do Parque Ecológico, em Presidente Prudente, depois de terem sido resgatadas pela Polícia Militar Ambiental.
Por G1 , Presidente Prudente - SP
Vítimas do tráfico de animais, filhotes de tucano se recuperam e chegam ao aviário da Cidade da Criança Tucanos estão no aviário da Cidade da Criança. (Foto: Divulgação)

O aviário do zoológico do Parque Ecológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, ganhou seis novos moradores nesta segunda-feira (18).

São filhotes de tucano-toco (Ramphastos toco), que haviam sido resgatados pela Polícia Militar Ambiental e tratados pela equipe do Hospital Veterinário do parque.

De acordo com a médica veterinária da Cidade da Criança, Érica Silva Pellosi ao todo, sete tucanos foram resgatados pela Polícia Ambiental em uma apreensão de tráfico de animais, mas, no momento, apenas seis filhotes estão em exposição para os visitantes. O mais novo permanece em observação, mas está saudável.

"Assim que chegaram, os filhotes de tucano-toco receberam o atendimento da equipe do Hospital Veterinário e passaram dois meses em observação. Todos estavam desidratados, famintos e com algumas lesões causadas por brigas, por estarem em uma caixa com espaço limitado", contou a veterinária.

Vítimas do tráfico de animais, essas aves foram retiradas da natureza muito cedo e, portanto, dependem dos humanos para sobreviver.

"Eles não aprenderam com os pais a buscar alimento nem a se defender. Sendo assim, poderiam morrer de fome ou ser facilmente predados", acrescentou Érica.

Vida nova

O artigo 29, da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, referente aos crimes ambientais, prevê detenção de seis meses a um ano e multa ao indivíduo que matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Os filhotes de tucano-toco resgatados pela Polícia Ambiental que chegaram ao Hospital Veterinário da Cidade da Criança exigiram empenho constante de especialistas e tratadores durante dois meses.

A médica veterinária avaliava diariamente os filhotes, além de pesá-los para acompanhar o crescimento de cada um.

"Os animais eram alimentados com papinha, várias vezes ao dia, mantidos em uma sala onde a temperatura era monitorada, assim como ventilação e umidade", detalhou Érica.

"Aos poucos, diminuímos a quantidade de papinha e introduzimos frutas e ração ao cardápio. Quando já estavam se alimentando sozinhos e voando, os tucanos foram transferidos para um recinto maior na quarentena, área restrita a funcionários, onde permaneceram por mais dois meses", acrescentou.

Nesta segunda-feira (18), a equipe técnica constatou que os filhotes estavam aptos a serem transferidos para o aviário, onde podem ser vistos pelos visitantes. O zoológico é aberto para visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular