Setor de Educação de Osvaldo Cruz desenvolve o projeto 'Dê uma mão para o nosso Coletor'

20/04/2018 08h50 Projeto visa a conscientização quanto ao respeito e cuidados ao acondicionar o lixo para ser apanhado pelos coletores.
Redação - Kako de Oliveira , Osvaldo Cruz - SP
Setor de Educação de Osvaldo Cruz desenvolve o projeto 'Dê uma mão para o nosso Coletor' (Foto: Cedida / Maria Leny Scramin)

Diante dos vários casos de coletores de lixo que sofreram ferimentos, alguns bem sérios, por conta da forma errada de colocar esse material para ser apanhado, uma série de ações nesse sentido têm sido desenvolvidas e mostram a maneira correta de descartar materiais cortantes e vidros quebrados, por exemplo.

Em Osvaldo Cruz foram vários casos de Coletores feridos com cacos de vidro e outros materiais cortantes que estavam em meio ao lixo doméstico e as pessoas não conseguem ver, pois precisam trabalhar rápido para poder acompanhar o caminhão e se feriram.

Diante de todos esses casos, o setor de educação o município resolveu desenvolver um projeto sobre esse assunto junto aos alunos das escolas da rede municipal, uma forma de levar essas informações, através das crianças, até as famílias e assim plantar essa sementinha de conscientização.

Projeto:-

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação e a Técnica de Segurança do Trabalho, lançam o Projeto "DÊ UMA MÃO PARA O NOSSO COLETOR", visando proteger os colaboradores da Coleta de lixo.

Todos os dias eles recolhem os restos do que usamos e descartamos. Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, eles não falham. O trabalho segue o ritmo do caminhão e eles não podem se atrasar. Correm, juntam os sacos de lixo e saem dependurados no veículo, respirando o mau cheiro e expostos a qualquer tipo de contaminação. Este é o trabalho de um coletor de lixo, mais conhecido como lixeiro.

Apesar de serem pouco reconhecidos, lixeiros exercem um papel importante na sociedade. É um trabalho muito difícil, que exige de um ser humano humildade para lidar com o que todos não querem. Muitos só lembram que existe um serviço de coleto de lixo quando, por algum motivo, o caminhão não passa.

MECÂNICA DO PROJETO:

Será desenvolvido em todas as unidades escolares da Rede Municipal, no horário das Oficinas de Meio Ambiente e Saúde e Qualidade de Vida, com o objetivo principal de orientar a separação correta do lixo doméstico, em especial aqueles materiais cortantes (vidros, lâmpadas, etc). Através do aluno esta informação chegar até as famílias atingindo aos objetivos do projeto.

 

LANÇAMETO DO PROJETO:

Será lançado no mês de abril, com a presença dos Coletores de Lixo e autoridades, foi realizado na Escola Carmen Nápoli de Castro, nesta quinta-feira, 19 de abril, às 13:30 h, um horário de Oficina do Meio Ambiente.

CULMINÂNCIA:

Dia 21 de Outubro, Dia Internacional do Lixeiro, será realizada uma festa em homenagem a estes colaboradores, que cuidam da limpeza pública, zelando pela saúde de toda a comunidade.

O lançamento do projeto foi feito com sucesso, com a presença dos alunos da escola e autoridades do município, juntamente com os professores da rede municipal e a Secretária Municipal de Educação Maria Leny Scramin, nesta quinta-feira, 19 de abril.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular