Secretaria de Meio Ambiente de Osvaldo Cruz pede cuidado ao descartar cacos de vidro no lixo

09/01/2018 14h56 - Atualizado em 10/01/2018 17h41 Descarte irregular de cacos de vidro tem causado ferimentos nos coletores que trabalham nos caminhões de lixo.
Redação - Kako de Oliveira , Osvaldo Cruz - SP
Secretaria de Meio Ambiente de Osvaldo Cruz pede cuidado ao descartar cacos de vidro no lixo .

A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente de Osvaldo Cruz, responsável pela coleta seletiva no município, através da Engenheira Ambiental, Roseli Nogueira, que divide a responsabilidade da coleta do lixo orgânico, juntamente com a Secretaria de Operações Urbanas, alerta para o descarte correto de cacos de vidro.

Segundo os responsáveis pela coleta de lixo no município, a coleta de lixo orgânico e de materiais recicláveis, as pessoas tem descartado pedaços de materiais cortantes, principalmente vidro, provenientes da quebra de utensílios domésticos, colocando esse material dentro do saco de lixo sem nenhuma proteção e isso tem causado ferimento nas pessoas que trabalham na coleta pelas ruas.

O correto, quando se tem material cortante para descartar no lixo, seja caco de vidro ou qualquer material que possa cortar quem coleta, é que se coloque esses cacos dentro de caixas de papelão, ou se enrole com jornal e se escreva do que se trata para evitar que as pessoas se machuquem na hora de coletar esse material.

Recentemente em Osvaldo Cruz, segundo a Engenheira Ambiental, Roseli Nogueira, responsável pela coleta seletiva no município, vários coletores se feriram com esse tipo de material colocado de qualquer jeito, misturado com o lixo comum e até mesmo com os recicláveis, em um dos casos, por muito pouco a pessoa não perdeu o movimento de uma das mãos, ao ter um tendão rompido por um caco de vidro e outro se feriu com relativa gravidade numa das pernas.

O que se pede é que a população colabore e não descarte esse tipo de material que pode ferir os catadores, de qualquer maneira, nem no lixo orgânico e nem no material reciclável.

APROVEITADORES DO MATERIAL RECICLÁVEL

Ainda segundo Roseli Nogueira, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, continuam as ações dos aproveitadores do material reciclável da coleta seletiva, como são chamados aqueles que passam pelas ruas em dia de coleta de material reciclável e furtam o material pertencente a Cooperativa dos Catadores do município.

Roseli Nogueira pede mais uma vez que a população denuncie essas pessoas que abrem os sacos verdes, que são distribuídos pela secretaria e retiram os materiais recicláveis de melhor qualidade e assim prejudicam os catadores, que sobrevivem exclusivamente desse trabalho.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular