Secretaria de Educação e Apae de OC comemoram o Dia Internacional da Síndrome de Down

21/03/2019 06h45 Nesta semana a programação conta com atividades especiais de interação.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Secretaria de Educação e Apae de OC comemoram o Dia Internacional da Síndrome de Down .

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.  

De acordo com dados do IBGE, no Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down e a inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

Para comemorar essa data tão especial, a Secretaria Municipal de Educação de Osvaldo Cruz criou o projeto 'Semana Municipal da Síndrome de Down - Por que o amor não conta cromossomo'. Várias atividades de integração entre os alunos das escolas municipais e os alunos da Apae serão realizadas até o dia 27 de março.

A Secretária de Educação, Maria Leny Scramin, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre a semana festiva. "Com o tema 'Ninguém Fica Para Trás', nós realizamos nesta quarta-feira (20), a primeira ação voltada para comemorar essa data tão importante. Tivemos várias apresentações, foi tudo muito lindo, grandioso, cheio de amor e isso enriqueceu o nosso evento. A gente vê a alegria das crianças durante as apresentações, a Diretoria de Ensino de Adamantina também esteve presente e quero agradecer a Ana Claudia, Diretora da Apae, que aceitou nosso convite de ser parceira desse evento conosco. A gente vê muito amor nesses eventos e cada escola vai receber os alunos da Apae que vão se apresentar para as crianças e as crianças do ensino regular também vão se apresentar para os alunos da Apae e essa integração entre todos que nos deixa muito feliz. Esse evento é extremamente importante para todos os envolvidos. Até o dia 27 de março estaremos realizando atividades nesse sentido e eu quero agradecer a todos que deram vida a esse nosso projeto."

A Diretora da Apae, Ana Claudia Consolari, também falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre essa semana especial. "Essa semana é muito festiva, nesta quinta-feira (21) nós comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down e neste dia se fala muito do cromossomo do amor. A Apae não poderia ficar de fora em termos de comemoração, então em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade, iremos levar nossos queridos alunos para se apresentar nas escolas municipais e estaduais. Eles vão apresentar o potencial e as habilidades de cada um. Acho que isso é o mais importante, temos que comemorar a vida de todas as maneiras e essa data é uma das comemorações mais bonitas que nossa sociedade precisa priorizar.", finalizou.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular