SAP vai pedir à Justiça internação no RDD de presa que agrediu agentes com estilete

17/10/2017 07h29 Caso foi registrado em Tupi Paulista. Visitas foram suspensas na unidade no fim de semana.
Redação - Kako de Oliveira - Fonte: G1, Tupi Paulista - SP
SAP vai pedir à Justiça internação no RDD de presa que agrediu agentes com estilete Agentes penitenciários da unidade de Tupi Paulista em protesto por segurança. (Foto: Cedida)

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), informou nesta segunda-feira (16), que vai solicitar à Justiça a internação no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), pelo prazo máximo de 360 dias, previsto em lei, da presa que agrediu na sexta-feira (13), cinco agentes da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, com um estilete artesanal, confeccionado com apontador de lápis.

Em nota, a SAP informou que houve um "ato de insubordinação" no momento em que a presa, que havia cometido falta disciplinar, estava sendo encaminhada para o Pavilhão Disciplinar.

No momento em que era conduzida, se desenvencilhou das algemas e passou a desferir golpes com estilete artesanal, confeccionado com apontador de lápis, vindo a ferir as agentes que realizavam sua escolta.

Após contida por outras servidoras, a reeducanda foi encaminhada para o Pavilhão Hospitalar para exame de saúde, permanecendo isolada preventivamente. As ASPs [agentes de segurança penitenciária] feridas, foram encaminhadas ao Pronto-socorro para atendimento médico, esclareceu a SAP.

Segundo a secretaria, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista já está com as portas das celas totalmente automatizadas e a ocorrência se deu durante o trânsito da presa entre os pavilhões.

Serão instaurados procedimentos apuratórios disciplinares e preliminares, para elucidação dos fatos.

Ainda em decorrer dos fatos a unidade teve as visitas suspensas no último final de semana, salientou a SAP ao G1.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular