Rapaz morre baleado pela PM depois de jogar carro contra policiais em mercado

02/08/2017 08h02 Corporação foi acionada para atender uma ocorrência de 'arrastão' no estabelecimento. Jovem arrombou os portões do local e furtou mercadorias.
G1, Presidente Prudente
Rapaz morre baleado pela PM depois de jogar carro contra policiais em mercado Werick de Souza Pereira Santiago foi morto pela PM em um mercado, em Presidente Prudente (Foto: Reprodução/Facebook)

Um rapaz de 20 anos morreu na madrugada desta terça-feira (1º) após ser atingido por dois tiros efetuados por policiais militares, em um supermercado, no Jardim Eldorado, em Presidente Prudente. Conforme a Polícia Militar, o jovem entrou no estabelecimento arrombando os portões e a porta principal, furtou mercadorias e, ao perceber a chegada da corporação, jogou o veículo que dirigia por diversas vezes contra os militares tentando atropelá-los, que reagiram com disparos, após tentarem conter o motorista sem sucesso.

De acordo com a capitã da PM Silvia Andréia Montoani, a corporação foi acionada dando conta de que dentro do supermercado estava ocorrendo um “arrastão”.

“Duas equipes foram encaminhadas ao local. Ao chegarem lá, os militares constataram que os portões estavam arrombados, tanto o de entrada quanto o de saída, e também a porta que dá acesso ao comércio. Ao aproximaram-se da porta, os policiais ouviram barulho de veículo manobrando dentro do mercado”, explicou a oficial.

A capitã informou que os militares fizeram uma incursão, tomando medidas de segurança, porque não sabiam quantas pessoas haviam de fato no local e nem o que estava ocorrendo.

Segundo a PM, os tiros atingiram uma das mãos e a cabeça do jovem e dentro do veículo já existiam vários objetos furtados do mercado.

A capitã explicou que, diante da situação, os agentes da corporação não tiveram outra opção para conter o condutor, a não ser atirarem.

“Naquele cenário, os policiais não tiveram outra opção. Tudo será apurado. A polícia investigará o caso no inquérito. Se houve alguma falha de procedimento, isso também será apontado”, conforme Silvia.

Segundo a oficial, a PM abriu um procedimento para apurar a conduta dos policiais que atuaram na ocorrência.

Conforme a Polícia Militar, o rapaz não possuía antecedentes criminais e dentro do veículo já existiam vários objetos furtados do mercado.

O caso foi registrado na Delegacia Participativa da Polícia Civil, em Presidente Prudente.

Família

O motorista Werick de Souza Pereira Santiago era solteiro, atualmente morava no município de Sarandi (PR) e estava havia alguns dias em Presidente Prudente, conforme informações do auxiliar de produção Jucelino Pereira Santiago, pai do rapaz.

Ele explicou que o filho chegou a fazer tratamento psicológico durante muito tempo, mas atualmente não realizava nenhum procedimento. Santiago ainda afirmou que o jovem não tinha diagnóstico de nenhuma doença ou transtorno.

Ainda segundo Jucelino, na noite desta segunda-feira (31), o rapaz havia ido à casa de um amigo. “Ele foi à casa de um colega e não tinha planos de sair para outro local ou qualquer tipo de festa. É uma coisa muito triste isso o que ocorreu com ele”, lamentou o pai.

Empresa

Em um comunicado, o Grupo Muffato lamentou o “desfecho da ação” em seu estabelecimento.

“Na madrugada desta terça-feira fomos vítimas de um ato de violência com a invasão de uma de nossas lojas – o Max Atacadista de Presidente Prudente. As portas de vidro da loja foram destruídas pelo carro utilizado na tentativa de roubo e algumas de nossas gôndolas foram avariadas pelo veículo. Acionada, a polícia agiu rapidamente, evitando maiores danos e ferimentos nos colaboradores que estavam trabalhando naquele momento e estamos gratos por isso, mas lamentamos o desfecho da ação”, informou a empresa.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular