Prefeitura e Fundo Social de Osvaldo Cruz comemoram 10 anos da Casa de Apoio em Marília

06/06/2019 20h23 A Casa de Apoio "Maria Alves da Costa" dá suporte aos pacientes de Osvaldo Cruz que realizam exames e consultas em Marília.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Prefeitura e Fundo Social de Osvaldo Cruz comemoram 10 anos da Casa de Apoio em Marília .

A Prefeitura de Osvaldo Cruz comemorou na semana passada, dez anos de atendimento da Casa de Apoio ao Cidadão "Maria Alves da Costa", instalada na cidade de Marília. Para marcar a data, houve uma solenidade com a presença de autoridades locais, aconteceu na unidade que é mantida pela Prefeitura.

A Casa foi inaugurada em 28 de abril de 2009 pelo então prefeito Valter Luiz Martins (PSDB). E para comemorar a data, o Fundo Social de Solidariedade e a Prefeitura promoveram uma solenidade no local com a presença de autoridades e pacientes. O órgão atende a pacientes e familiares que se tratam em hospitais de Marília e não têm onde descansar ou se alimentar após as consultas, antes do retorno a Osvaldo Cruz.

O espaço dispõe de oferta de refeições, transporte para hospitais da cidade e enfermagem. No local há com sala de estar com TV, quartos com camas e banheiros com chuveiro, além de um cantinho de oração. A casa está localizada próxima do Complexo do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Marília. 

Autoridades como a Secretária Municipal de Saúde, Ivete Alves Conca, estiveram presentes. "No meu caso esta casa leva o nome de minha mãe, que ajudou muito também na criação deste projeto pioneiro e que serviu de exemplo para outras cidades. Então ver tudo isto que frutificou é muito emocionante", disse Ivete.

"Queremos aqui agradecer a todos os funcionários que se dedicam diariamente ao cuidado dos pacientes. Para esses 10 anos investimos em novos equipamentos, móveis e recentemente renovamos a mobília e equipamentos do dia a dia com geladeira, armário, TV e bebedouro, entre outros. Só temos a agradecer à administração municipal para que esta casa sempre esteja em bom funcionamento", disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Mazucato, ao mencionar que entre 30 e 40 pacientes são atendidos diariamente de segunda a sexta-feiras em Marília.

O Vice-Prefeito, Adilson Ballardini, destacou os relatos de pacientes durante o evento sobre as dificuldades que havia para os pacientes que necessitavam de atendimentos em Marília antes da abertura da Casa de Apoio. "Há muitos casos que também tem o acompanhante. Então essas pessoas são tratadas com respeito, se alimentam, descansam e contam com todo carinho, repouso e cuidado necessários. É um projeto que deve permanecer sempre", disse Ballardini.

Outra unidade em Jaú

Além da Casa de Marília, como é chamada, a Prefeitura mantém também uma casa em Jaú. Em Jaú, a casa é voltada para pacientes que precisem fazer o tratamento contra o câncer. Para isso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer é parceira da Prefeitura na manutenção do local.

(Fonte: Assessoria de Imprensa_Prefeitura de Osvaldo Cruz)

10 anos casa de apoio Marília.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular