Osvaldo Cruz fica em 1º lugar no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos

11/06/2018 07h18 Com 9,6, o município lidera o ranking regional com a melhor pontuação no descarte de resíduos sólidos urbanos.
Redação - Marielli Galheira, Osvaldo Cruz - SP
Osvaldo Cruz fica em 1º lugar no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos .

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, recebeu na última semana a 1ª colocação no ranking regional que fiscaliza o índice de qualidade de aterro de resíduos urbanos.

Com expressiva pontuação, Osvaldo Cruz foi a cidade que mais chegou próximo ao dez no IQR, mantendo em 2017 o mesmo indicador de 2016 (9,6).

O prefeito Edmar Mazucato atribui o bom desempenho ao investimento da administração não só à gestão propriamente dos resíduos sólidos destinados no aterro, mas a outras ações complementares, como investimento na coleta seletiva e a implantação de um programa de limpeza de terrenos baldios da cidade. "Temos uma grande preocupação com o meio ambiente e no cumprimento da lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.", enfatiza.

Oito cidades da região de Presidente Prudente (15%) dispõem seus resíduos sólidos urbanos de forma inadequada, de acordo com o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2017, divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). São elas: Ãlvares Machado, Caiuá, Dracena, Pacaembu, Panorama, Presidente Venceslau, Sagres e Santa Mercedes. Outras 45 (84,9% do total) tiveram sua disposição considerada como adequada pelo órgão.

De todos os 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo praticamente metade (24) apresentaram queda na nota de zero a dez, concedida pelo levantamento. Outras 23 obtiveram uma melhora no indicador, e as seis remanescentes mantiveram a exata mesma nota de 2016. 

Meio Ambiente

Além da conquista, a SAMA também realiza vários projetos ambientais para melhorias em todo o município.

De acordo com o secretário, Luiz Baptista Júnior, por estarmos no mês do Meio Ambiente (junho), a secretaria está revitalizando a praça da rua João Caliman, próximo ao Centro de Pediatria “Dr. Tavares” e também entregando ao pessoal da ACOC -Associação de Catadores de Osvaldo Cruz, novos uniformes.

"Tivemos a alegria de receber essa pontuação da Cetesb, e esperamos continuar com esse destaque nos próximos anos. Também gostaria de ressaltar o apoio da população, que sempre se empenhou para descartar corretamente os resíduos de construção, os resíduos de podas e jardinagem, a coleta de lixo seletiva, entre outras ações ambientais", agradeceu o secretário.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular