Natal Solidário ajuda 3 mil pessoas em Santo Anastácio

24/12/2019 05h39 Organizado pelo grupo Família Pipa, evento arrecada brinquedos e alimentos ao longo do ano, resultando na distribuição às crianças e almoço de confraternização.
Redação - Acally Toledo - Informações: O Imparcial, Santo Anastácio - SP
Natal Solidário ajuda 3 mil pessoas em Santo Anastácio Brinquedos são distribuídos a crianças por voluntários. (Foto: Cedida)

Natal é época de luz, amor e união, simbolizando o nascimento de Jesus Cristo, como há anos comemorado pela Igreja Católica. Nesse período, não só a fé e revivida, mas o sentimento de solidariedade. E em Santo Anastácio, desde 2008, o grupo Família Pipa cuida de renovar esse sentimento, através do projeto Natal Solidário. Neste ano, cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas, numa ação que envolve a distribuição de brinquedos para as crianças das famílias atendidas e, no dia seguinte, um almoço para algumas famílias participantes.

E assim foi feito. Ontem, de manhã até a tarde, o grupo cuidou da distribuição dos brinquedos e que esse ano, pela primeira vez, pode se estender para Ribeirão dos Índios - cidade vizinha. "É um forma de trazer alegria para essas pessoas, num momento tão importante. Um brinquedo, uma refeição simples, um Papai Noel... Essa é a nossa forma de ajudar e fazer parte desse momento feliz", relata um dos organizadores do projeto, Bruno Lozzi.

E a ação será concluída hoje, com a ceia em conjunto. Mas é ao longo do ano todo que ela ocorre. A arrecadação é permanente, durante os meses, mas, conforme Bruno, é intensificada "uns 45 dias antes da grande data". Já são 12 anos de dedicação ao projeto, que hoje conta com voluntários fixos e esporádicos, que se agregam principalmente agora.

Contudo, a ajuda da população é a principal, ainda de acordo com Bruno, uma vez que o grupo não tem auxílio governamental. "Se a população não ajudar, não temos como também ajudar tantas pessoas. Então, se isso ocorre há anos, é porque as pessoas têm se sensibilizado e nos auxiliado a manter esse projeto. É gratificante e importante poder contar com a cidade", completa.

AÇÕES SOCIAIS

O ANO TODO

Por trás do projeto existe uma ação social que percorre pelo ano todo. À reportagem, Bruno detalha que o grupo ajuda na construção de moradias e de acessibilidade, como rampas de acesso para deficientes físicos e idosos. Ademais, também ocorre a distribuição de doações de diversos materiais, como móveis, alimentos, enfim, tudo aquilo que possa ajudar um indivíduo ou grupo.

Fora isso, existe ainda o trabalho voltado para educação, com conscientização ambiental, trabalhos culturais com teatros. "Tudo fazemos durante o ano todo, mas existem três datas com projetos fixos: Páscoa, Dia das Crianças e Natal", comenta.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular