Multiplic realiza novos estudos e análises para definição dos setores portadores de futuro de OC

05/02/2020 06h09 Após uma longa sequência de reuniões, o Fórum Multiplic e a Consultoria J. Quintino chegaram a uma etapa decisiva para o plano socioeconômico.
Redação - Acally Toledo - Informações: Assessoria Multiplic, Osvaldo Cruz - SP
Multiplic realiza novos estudos e análises para definição dos setores portadores de futuro de OC .

O Fórum Multiplic, após passar pela primeira fase, na qual compôs a estruturação do mecanismo para as atividades e projetos advindos do Fórum, agora está em sua segunda fase de atividades, que dispõe de estudos e planejamento socioeconômico para o município de Osvaldo Cruz.

Cumprindo com seu objetivo onde a principal tarefa é buscar o desenvolvimento econômico e social do município, a segunda fase propõe a criação de um Plano Socioeconômico que irá estabelecer diretrizes para o crescimento de Osvaldo Cruz até 2030.

Para a criação do Plano Socioeconômico foi contratada a Consultoria J. Quintino, que entrou com sua metodologia para uma rigorosa e robusta construção, baseada em estudos e pesquisas, abrangendo diversas áreas econômicas e sociais.

Na última reunião, estiveram presentes os coordenadores, conselheiras do Multiplic Mulher, membros da sociedade civil e o Consultor Leonardo Quintino, onde foi feito um refinamento mais detalhado dos segmentos que serão definidos como foco para incentivo e investimento que darão dinamismo econômico para a cidade.

Esses segmentos, no caso, são 3 setores que serão escolhidos estrategicamente com auxílio e trabalho de todos os membros. Como Osvaldo Cruz e região possui a diversas vertentes de negócios, no total foram identificados 11 setores e em cima deles foram feitas análises contundentes para extrair os que realmente podem subsidiar um crescimento com bases sólidas.

Segundo o Coordenador Geral do Multiplic, Dr. Cláudio Tonol, é importante que como parâmetro primordial, essa escolha está sendo pautada na Visão de Futuro criada anteriormente. Com a Visão de Futuro estabelecida que é a proposta para delimitar como Osvaldo Cruz deverá estar em 2030, fica visível alinhar as necessidades com a realidade. Entretanto, com essa definição dos setores é ainda importante salientar que os demais setores que envolvem a economia da cidade não serão descartados, estes serão incentivados e acompanhados em paralelo, não sendo deixados de lado.

Trabalho da Consultoria J. Quintino

Responsáveis pela metodologia e técnica que baseiam o Plano Socioeconômico, a consultoria fez um trabalho complexo e amparado a práticas profissionais para chegar-se ao resultado sobre os setores econômicos relevantes para a cidade.

Nas reuniões dos dias 23 e 24, os presentes tiveram que estudar e expor suas análises sobre os 11 setores. Essa análise apoiará na decisão de escolha dentre os 3 mais importantes.

Este trabalho tem grande importância para os próximos anos de Osvaldo Cruz e devem ter uma boa margem de assertividade. Com estudos profundos acerca da atual situação da economia da cidade juntamente amparados a níveis nacionais e regionais, foram feitas análises de cada setor, avaliando pontos fortes e fracos respaldados a números concretos.

O Consultor Leonardo Quintino, explica que esta etapa é um momento de entendimento e estudo da realidade de Osvaldo Cruz, da economia e de aspectos sociais para que assim seja possível identificar os setores econômicos capazes de dinamizar a economia.

Ele frisa que esse trabalho é a uma união de técnicas e da visão de representantes da sociedade e por isso tem grande vantagem em sua consolidação. Quintino avalia a participação voluntária dos representantes como um diferencial no projeto que vem sendo desenvolvido. “As últimas reuniões totalizaram 16 horas de trabalho em prol da sociedade. O Multiplic já vem fazendo a diferença por capitar essas pessoas voluntárias, isso mostra o quanto a cidade pode crescer.”

Quanto as técnicas utilizadas em todo o processo, ele aponta que essas são metodologias que partem de estudos de grandes universidades e que em cada etapa aplica-se uma diferente maneira de observar números e aspectos subjetivos. Leonardo garante que nada é feito sem embasamento e que cada setor que é selecionado passa por rigorosa análise.

Nas próximas reuniões serão definitivamente escolhidos os 3 setores e a partir daí feito um planejamento de ações que irão impulsionar os mesmos para a dinamização da economia.

É relevante para toda a comunidade de Osvaldo Cruz entender e compartilhar desse passo a passo para que caminhem juntos e abracem a causa por uma cidade desenvolvida. O trabalho realizado até então tem como objetivo principal descobrir através de estratégias e técnicas o melhor caminho para o crescimento.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular