MULTIPLIC define os três setores que serão portadores de futuro para economia de Osvaldo Cruz

12/02/2020 07h57 O resultado apurado determinou os três setores como sendo: Educação, Saúde e Serviços Auxiliares.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
MULTIPLIC define os três setores que serão portadores de futuro para economia de Osvaldo Cruz .

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz - Multiplic, chega a um marco importante em sua trajetória: a definição dos três setores portadores de futuro para a cidade.

Na terceira fase onde se encontra o Fórum, a Consultoria J. Quintino, Conselheiros e membros das Câmaras Técnicas realizaram um trabalho assíduo para definir os setores.

Com a metodologia aplicada que estudou profundamente os aspectos econômicos históricos e atuais de Osvaldo Cruz, a consultoria apontou diversos setores e trabalhou a partir de critérios técnicos para filtrá-los.

Leonardo Quintino, consultor responsável pelo aparato técnico, explica como foi a escolha dos setores. "Compreendendo a economia da região de Adamantina onde Osvaldo Cruz faz parte, foram definidos 49 segmentos representativos dessa região e a partir desses 49, consideramos apenas os setores que representavam 80% do que é produzido, onde restaram 21, desses foram estudados quais representavam 90% do que é produzido em Osvaldo Cruz, e a relação diminuiu para 11. Neste momento o filtro passou a considerar também a mega tendência de setores mundiais."

Quintino ressalva que dos 11, o número diminuiu para 6, onde foi levado em consideração setores que crescem e quanto ele gera de impacto para fornecedores e quantos clientes eles possuem a partir de quanto produzem. Dessa forma, quanto mais clientes ele tiver, mais ele pode crescer e impactar a economia.

Para finalmente escolher os 3 setores finais, o parâmetro primordial foi alinhá-los à Visão de Futuro definida anteriormente pela sociedade e lideranças, diante disso, os que correspondessem ao que se espera para Osvaldo Cruz para daqui 10 anos (2.030). Além disso, foram feitas, pela consultoria, simulações que desenhavam como os setores responderiam à um possível investimento.

O resultado apurado determinou os três setores como sendo: Educação, Saúde e Serviços Auxiliares.

Educação: Em primeiro lugar na escala dos setores escolhidos veio a Educação, que aos olhos de todos os membros é um setor importante para o desenvolvimento de uma sociedade com bons índices.

"A educação, não só a pública, mas também a privada, envolve uma gama muito grande de segmentos, desde educação pré-escolar até educação superior e o ensino profissionalizante. Os dados gerais de Osvaldo Cruz apurados até então, demonstra ser urgente de imediato amparar e preparar nossa juventude para ingressarem na faixa etária economicamente ativa em condições de igualdade com a concorrência de outras regiões. Isso porque Jovens procuram novas oportunidades fora da cidade, remunerações melhores e é preciso reverter esse cenário". Destaca o Presidente do Multiplic, Cláudio Tonol.

Além disso, a Educação para a cidade de Osvaldo Cruz tem um papel importante a ser cumprido, onde através de aprimoramento de metodologias, ensino e projetos a sociedade esteja preparada tecnicamente e profissionalmente para designar demais funções cabíveis tanto social quanto econômico. Uma das diretrizes proposta para o futuro é que a cidade seja referência no índice INDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esse setor é uma mega tendência e prevê crescimento e melhorias tecnológicas para um futuro bem próximo. 

Saúde: O eixo saúde (pública e privada) foi escolhido também pela situação em que o setor passa, contudo, a tecnologia é a mola propulsora do momento. Assim, se acredita na atração da região para um polo com atendimento e condições de melhor qualidade.

Para os diretores do Multiplic, Osvaldo Cruz pode visionar um pólo regional de saúde levando em conta que a demanda atual é atendida em outras cidades distantes em média 100 km, como: Araçatuba, Marília e Presidente Prudente, tornando-a referência sem que a população saia daqui para buscar tratamentos e exames fora do munícipio.

O Consultor Leonardo Quintino aponta que a escolha do setor agrega ainda questões de expectativa de vida e longevidade olhando para um futuro com uma grande classe idosa a mercê. Os desafios que a saúde apresenta leva a sociedade a repensar em maneiras para melhoria de qualidade de vida e está alinhada com a Visão de Futuro. 

Serviços Auxiliares: Setor com grande abrangência, os 'serviços auxiliares', especificamente em Osvaldo Cruz, possibilitam oportunidades, num curto espaço de tempo, para geração de renda incentivando o mercado de novos negócios.

Dentre os serviços auxiliares se enquadram diversas atividades econômicas, como da indústria do turismo, artística, esportiva e atividades de recreação. Também serviços reparação e manutenção de equipamentos de tecnologia e de comunicação, transportes e outros serviços.

O eixo visa reter a população de Osvaldo Cruz trazendo os melhores empreendimentos e aglomerando talentos. A defasagem em entretenimento e lazer faz desse setor importante para essa retenção, além de alcançar um raio grande da região trazendo pessoas para a cidade. 

Dr. Tonol explica como os demais setores serão trabalhados. "Existem esses três eixos prioritários, contudo os outros que fazem parte da economia não serão desprezados. Pois esses escolhidos têm potencial de fazer os outros crescerem e por isso foram priorizados."

O presidente, aponta que o Fórum possui objetivos tanto de desenvolvimento econômico como social. "Um desses objetivos é unir a sociedade civil com a gestão pública, se todos estiverem unidos para um bem comum é possível desenhar essa tamanha potencialidade de Osvaldo Cruz."

Outro fator que ele destaca para frisar a importância da participação é entender que certas mudanças partem do comportamento cultural. "É preciso ajudar a gestão pública a administrar bem, difundir a regra 'deveres e direitos', sabendo que 'deveres' vem em primeiro. O Multiplic propõe essa mudança".

O Plano Socioeconômico que será proposto para Osvaldo Cruz, deve ser entendido como uma preparação para desenvolvimento da cidade para que todos tenham melhores condições e Osvaldo Cruz não regrida. O imediatismo nesse momento deve, obrigatoriamente, ser deixado de lado e os projetos que serão criados darão a cidade uma expectativa de futuro mais seguro.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular