Ministério Público de OC determina retirada de gatos da residência da 'Fátima dos gatos'

21/02/2019 07h47 Os animais devem ser removidos do local na tarde desta quinta-feira; Segundo voluntárias, eles serão levados para o lixão da cidade.
Redação - Márcio Dragonetti, Osvaldo Cruz - SP
Ministério Público de OC determina retirada de gatos da residência da 'Fátima dos gatos' Fátima cuidando dos gatos. (Foto: Cedida para o Portal Metrópole de Notícias)

O Ministério Público de Osvaldo Cruz acatou o pedido de moradores vizinhos da senhora Fatima Baceto, popularmente conhecida como "Fátima dos Gatos", que residia na Avenida Presidente Roosevelt, quase esquina com a rua Visconde de Mauá, e que faleceu no dia último dia 5 de fevereiro, para que os animais que a senhora cuidava fossem retirados do local.

A mulher mantinha em sua residência aproximadamente 70 gatos e 2 cachorros. Após a morte da mesma, voluntárias se dispuseram a cuidar dos animais, porém, vizinhos denunciaram que os animais estariam sem os adequados cuidados, o que provoca mau cheiro e coloca em risco a saúde pública. 

Ainda de acordo com informações, os gatos serão levados para um abrigo da prefeitura localizado no lixão municipal.

O veterinário da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, Marcelo Moreli, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre o assunto. "A Prefeitura de Osvaldo Cruz foi notificada pelo Ministério Público com o prazo de cinco dias para retirar os animais daquela casa. Nesse período, nós procuramos adequar o canil e o gatil da prefeitura. Existem cerca de 200 animais no abrigo público, a prefeitura patrocina a alimentação desses animais e mantém um funcionário que fica no local todos os dias. Os animais vivem soltos, livremente, em conjunto com a natureza. Esses animais que vão chegar vão ficar em baias por uma semana, para poder se habituar ao local e aos poucos eles serão soltos para se adaptar com os outros animais.", finalizou.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com uma das voluntárias de ONGs de assistência animal da cidade, Karina Zonatto, que destacou que as denúncias dos vizinhos da Dona Fátima existem desde antes dela falecer. “As denúncias contra os animais da doa Fátima existem desde que ela estava viva, mas não tinha chegado a esse ponto. Esses animais sempre foram bem cuidados e assistidos por conta das arrecadações e doações da população. A casa da Dona Fátima foi toda telada, por conta dos gatos não irem pra rua. As rações, atendimentos veterinário eram mantidos por doações. A prefeitura disse para as voluntarias que iriam retirar os animais da casa e disse que seriam levados para o abrigo da prefeitura, que é antigo lixão da cidade. Eles disseram que iam nos ajudar no que fosse preciso, porém quem ajuda somos nós, voluntárias. Animais abandonados são de responsabilidade da prefeitura, mas eles praticamente jogaram a responsabilidade nas costas das voluntárias. As pessoas mandam mensagens, ligam nos comunicando de animal atropelado, animal abandonado, como se a responsabilidade fosse nossa. E todo mundo sabe que quem é responsável pela saúde pública é a prefeitura e animais abandonados também são de responsabilidade da prefeitura. Nós voluntárias fazemos um papel pequeno, mas é muito importante e reconhecido por quem sabe do nosso trabalho. O que a gente queria era um prazo maior para adequar um lugar para receber esses animais.”.

Decisão liminar (Colaboração Ocnet)

A juíza Dayane Mendes determinou ao Município que em cinco dias providencie a retirada de todos os animais da casa de Dona Fátima para o canil e gatil construído recentemente para abrigo de animais abandonados ou outro local adequado, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil limitada a até R$ 200 mil.

À senhora Ivana Luzia Baceto dos Santos ficou a obrigação de providenciar as chaves e permitir a entrada dos servidores públicos no imóvel onde estão os animais e não mais abrigar ou permitir que outras pessoas abriguem novos animais na mesma residência.

Segundo voluntárias de ONGs de proteção animal de Osvaldo Cruz, a medida deve ser cumprida a partir das 13h desta quinta-feira (21).

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular