Evento sobre Agroecologia reúne Arte, Gastronomia, Cultura e Meio Ambiente

19/11/2018 05h30 Em breve a região terá uma cerveja artesanal produzida com mel extraído da flor da planta conhecida como cipó uva, ou o tradicional timbó, existente em grande quantidade nas margens do Rio Feio.
Redação - Marcos Vazniac, Lucélia - SP
Evento sobre Agroecologia reúne Arte, Gastronomia, Cultura e Meio Ambiente .

O evento sobre agricultura sustentável foi realizado em Lucélia, no domingo, 11, na Estância Boa Esperança I. Além de comemorar o primeiro aniversário da Cesta Agroecológica, teve outro como objetivo de conscientização ambiental e trazer conhecimento das práticas de agroflorestal, cuja ideia foi plantar uma floreta de alimentos sem o uso de agrotóxicos.

Logo de início houve uma yoga onde os participantes de várias cidades, como Paulicéia, Dracena, Adamantina, Osvaldo Cruz, Tupã e Lucélia, puderam conhecer de perto a prática relaxante da yoga.

O segundo ato foi o trabalho de campo, onde homens e mulheres arregaçaram as mangas para pegar na enxada, cavadeira, carriola, mexer com a terra, plantar e cuidar da agroflorestal. 

O almoço foi vegano, com destaque para a feijoada vegetariana e a salada de pnac, plantas comestíveis que surgem de forma espontânea em quintais, terrenos baldios e canteiros, mas que não são consumidas por falta de costume ou de conhecimento.

Em seguida, aconteceu um ciclo de palestras abordando temas como Economia Criativa como Estímulo ao Desenvolvimento Local, com a palestrante Profª. Izabel Castanha Gil, de Adamantina, Terra: Nossa Casa, com o palestrante Gustavo Palargo, da cidade de Osvaldo Cruz (SP); outra palestra sobre o tema Agricultura Biodinâmica com Idoraldo Dassi Jr. de Tupã (SP). E por fim, falando sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, com a nutricionista Luciana Lucianetti, da cidade de Adamantina.

NOVIDADES NO AR - A região terá uma cerveja artesanal produzida com mel extraído da flor da planta conhecida como cipó uva, ou o tradicional timbó, existente em grande quantidade nas margens do Rio Feio, altura dos municípios de Dracena e Junqueirópolis. Produtos até então ignorados como o urucum e o jatobá, podem ganhar o mercado paulistano.

O fechamento do dia, foi uma dança circular com a professora Ana Queila, da cidade de Adamantina. Ao ritmo caribenho e havaiano, todos dançaram celebrando a vida e o futuro promissor.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular