Deslizamento de barreira atinge duas casas e deixa mortos e feridos no Recife

24/12/2019 10h56 Barreira deslizou na madrugada desta terça-feira (24), no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte da cidade. Vítimas são da mesma família.
Por G1 , Recife
Deslizamento de barreira atinge duas casas e deixa mortos e feridos no Recife Deslizamento aconteceu no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um deslizamento de barreira na Rua Bela Vista, no Córrego do Morcego, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, deixou cinco mortos, três feridos e duas pessoas desaparecidas, na madrugada desta terça-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o deslizamento aconteceu às 2h55 e atingiu duas casas.

Entre as vítimas que morreram no local, estão três adultos, uma criança e um bebê. "Quando eu cheguei, estava a casa destruída, entrei em desespero. Começamos a cavar e tirar os destroços de cima", contou Marco Antônio, vizinho das vítimas que ajudou no resgate.

Os bombeiros buscam duas mulheres desaparecidas (veja vídeo acima). "Nós trabalhamos com a possibilidade de que as pessoas desaparecidas estejam vivas. Em um deslizamento, o material se compacta, sendo mais fácil ter bolsas de ar favorecendo que as vítimas permaneçam mais tempo respirando, então a possibilidade realmente existe", disse o major Anderson Barros, do Corpo de Bombeiros.

Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local: duas de busca e salvamento, uma de busca com cachorros, uma de comando operacional e duas de resgate. Equipes da Defesa Civil do Recife também foram ao local do deslizamento.

As pessoas que morreram no local do deslizamento são da mesma família e foram identificadas como:

- Emanuel Henrique de França, de 25 anos: marido de Érica e pai de Érick.

- Érica Virgínia, de 19 anos: esposa de Emanuel e mãe de Érick.

- Érick Junior, de 2 meses: filho do casal.

- Lucimar Alves, de 50 anos: avó de Daffyne.

- Daffyne Kauane Alves, de 9 anos: neta de Lucimar.

Os três feridos no deslizamento da barreira são:

Otoniel Simião da Silva, de 57 anos: foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, mas o estado de saúde dele não foi divulgado até a última atualização desta matéria. Ele é marido de Lucimar e primo de Emanuel, que morreram no deslizamento.

Luiz Tadeu Costa, de 56 anos: também foi encaminhado para a UPA de Nova Descoberta, mas recebeu alta no início da manhã. Ele é marido de Cristina, que também se feriu no deslizamento.

Cristina Gomes da Silva, de 43 anos: foi socorrida para o Hospital da Restauração, no Derby, na área central do Recife, com escoriações e tem quadro clínico estável. É irmã de Lucimar e esposa de Luiz.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que "não pode determinar as causas do acidente". Não chovia no momento do deslizamento da barreira e moradores da área relataram que dois canos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) existentes no local estouraram e o vazamento, iniciado às 2h, teria feito a barreira deslizar.

"Pode ter havido o rompimento. O abastecimento de água da região realmente aconteceu ontem [segunda, 23], mas o rompimento não foi causado pelo rodízio. Estava sendo abastecido no momento do desastre", declarou o gerente da região leste da Compesa, Aprígio Cunha.

Em nota, a Compesa informou que foi acionada por volta das 3h por conta de um vazamento em Dois Unidos. "Imediatamente o sistema que abastece a localidade foi desligado. No momento, a Companhia em conjunto com a Defesa Civil está no local para apurar as causas e saber o que de fato motivou o acidente", afirmou.

Ainda no texto, a Compesa declarou que "lamenta o ocorrido e se solidariza com as famílias que estão recebendo toda a assistência das equipes sociais da Companhia".

Respostas

Procurada pelo G1, a Defesa Civil do Recife informou que não houve interdições de casas além das residências que foram atingidas. Também não houve desabrigados, já que os três feridos moram num terreno em que ficam outras casas da mesma família.

Sobre a informação de que o vazamento de canos da Compesa teria provocado o acidente, o governo de Pernambuco informou, por meio de nota, que a empresa enviou 50 técnicos para o local, "analisando o rompimento dos canos de abastecimento existentes na encosta".

A companhia, segundo o governo, "realiza monitoramento permanente do abastecimento na área, inclusive com contatos diretos com as lideranças comunitárias. Nas últimas semanas não houve registro de vazamentos no local".

A nota enviada afirmou, ainda, que desde as 3h, o governo acionou profissionais de quatro secretarias, além da Compesa, para fazer o atendimento do deslizamento e que a Secretaria de Desenvolvimento Social "está prestando assistência às famílias das pessoas falecidas e aos feridos que foram levados para a UPA de Nova Descoberta e para o Hospital da Restauração".

A Prefeitura do Recife também se pronunciou sobre o caso e informou que, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), "está prestando todo o apoio à Compesa para que seja garantida assistência aos familiares das vítimas e moradores da área". A prefeitura disse que "se solidariza com os parentes das vítimas e com toda comunidade".

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular