Desemprego está alto, mas há setores em que falta mão de obra

25/09/2018 05h49 Qualificação é essencial para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa - Jornalista diplomada: Janaine Araújo, Osvaldo Cruz - SP
Desemprego está alto, mas há setores em que falta mão de obra .

No segundo trimestre de 2018, faltou trabalho para 27,6 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de subutilização foi de 24,6%. O indicador inclui os desempregados, os subocupados (que trabalham menos de 40 horas semanais) e a força de trabalho potencial (pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram trabalho, ou que procuraram, mas não estavam disponíveis para trabalhar).

A falta de qualificação do trabalhador também dificulta a reação do emprego no país, um dos entraves para a contratação por empresas. O cenário não é diferente na cidade de Osvaldo Cruz.

Para driblar esta questão, 60 cidadãos em situação de desemprego se qualificaram nos cursos de Atendimento e Recepção e agora estão aptos para o mercado de trabalho.

A capacitação faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional e atende ao pedido do presidente municipal do partido Solidariedade, Marcos Nascimento, que fez gestão junto à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), acompanhado pela ex-vereadora, Vera Morena. Os profissionais ainda receberam bolsa-auxílio no valor de R$ 660.

A entrega dos certificados aconteceu na última quinta-feira (20), no Angatu Hotel e contou com a presença do Secretário Adjunto da SERT, Bruno Maluly. "Osvaldo Cruz mesmo com indústrias importantes sofre do mesmo mal que assola o país, a falta de emprego. Uma das maneiras de reverter essa situação é a qualificação profissional. Por isso, trouxemos os cursos para Osvaldo Cruz, atendemos ao pedido do Marcos", disse.

No período da tarde, o Secretário aproveitou para conhecer a indústria, Capézio do Brasil que gera mais de 900 empregos diretos, na companhia dos vereadores, Alvaro Belini, Roberto Pazotto e Roberto Amor. 

Maluly foi recepcionado pelo empresário, Walter Cavalcante, que destacou a importância da qualificação da mão de obra também na costura industrial. Marcos Nascimento disse que intermediará o diálogo junto a Sert para que Osvaldo Cruz seja contemplada com mais cursos.

"Qualificação profissional pode transformar vidas. E nesta parceria com o Estado, vamos conseguir expandir os cursos para atender mais munícipes e trazer muitas novidades para a cidade. Meu objetivo sempre foi ajudar quem mais precisa, por isso, me candidatei a vereador na última eleição. Quero continuar trabalhando por minha cidade e pela população, dando oportunidade para que nossas famílias possam ser inseridas no mercado de trabalho e tenham uma vida digna", enfatizou Nascimento que fará gestão junto ao Governo para viabilizar o curso de costura industrial.

Vera Morena, que também acompanhou a visita, comentou que "por meio dos incentivos industriais, a Prefeitura oportunizaria o crescimento econômico do município e incentiva a geração de emprego para a população".

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular