Dentista de Osvaldo Cruz participou de trabalho voluntário no sertão do nordeste

26/11/2019 06h35 Ação voluntária é organizada pelo Causas Missões Manari, da Igreja Batista Betânia.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Dentista de Osvaldo Cruz participou de trabalho voluntário no sertão do nordeste .

A dentista de Osvaldo Cruz, Dra. Hilka Tiemi Naoe, participou uma missão voluntária em uma região remota no sertão do nordeste. Desenvolvido pela Igreja Batista Betânia, do Rio de Janeiro, o Causas Missões Betânia, é uma ação social realizada na região de Manari, localizada no sertão do estado do Pernambuco e que tem como responsável pelas missões o pastor Paulo Elias Jr.

Em tempos onde as pessoas estão cada vez mais acomodadas e vivem reclamando da vida, ter a experiência de ver de perto situações que não imaginamos acontecer e poder ajudar, não tem preço. 

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias e Rádio Metrópole FM foi conversar com a Dra. Hilka Naoe, que contou como essa experiência tocou sua vida. "Conheci o Causas Missões Betânia através de alguns doutores do Rio de Janeiro, eles viram que eu tinha vontade de ajudar, me apresentaram todo o projeto que abrange trabalho de abertura de poços, construção de casas, lá são de pau a pique sem cozinha e banheiro, também é realizado todo um trabalho de assistência a mulheres, homens e crianças, eles realizam cursos de trabalhos manuais, é um trabalho incrível e eu aceitei. O trabalho é muito extenso e não fica restrito somente a área de odontologia e de saúde, e como cada voluntário precisa custear os próprios gastos é muito difícil conseguir pessoas que queiram ajudar.", disse.

Hilka Naoe destacou que muitas pessoas daquela região nunca haviam ido ao dentista ou médico. "Em Manari tem várias regiões e na parte da equipe odontológica a gente fica fixo em uma Ong por conta da estrutura de atendimento. Eu vi uma realidade que eu sabia que existia, mas como só vemos pela televisão, a gente não tem dimensão de como é diferente. A carência, a fome é totalmente diferente da nossa região. São coisas que só vendo mesmo que conseguimos sentir. Muitas pessoas que atendemos nunca tinham visto dentista na vida, médico. Como lá não tem televisão, internet, telefone, algo que me marcou muito foi que coisas normais para nós, eles nunca tinham visto. As crianças não sabiam o que era bolacha recheada, por exemplo. É tudo bem precário na região do sertão.".

Segundo a Dra. Hilka, a força de vontade das pessoas que moram no local é diferente. "Algo que me marcou muito foi ver a força de vontade das crianças, que caminhavam horas no sol, sem árvores pelo caminho, para ir até a escola, ou para conseguir o atendimento odontológico, dá para ver que eles lutam muito para conseguir as coisas, desempenham um esforço muito grande para conseguir algo que pra nós que aqui é simples.", destacou

 A dentista se emocionou quando citou a mudança que esse trabalho despertou na sua vida. "A gente muda com a realidade de lá, vemos crianças, homens, mulheres com a vida totalmente diferente do que podemos imaginar, é sem explicação, só vendo mesmo para sentir como é. Pretendo voltar no ano que vem e vou tentar levar mais médicos e dentistas para participar e ajudar. Ainda não tem data certa, mas acontece normalmente no mês de novembro, no início de ano eles fazem a programação de data e quem quiser saber mais sobre o trabalho pode me procurar, também o pessoal do Causas e da Ong Pão é Vida, que vamos saber informar e indicar como doar, já que precisamos de doações. Se formos comprar algo, precisamos pensar na logística e acaba encarecendo bastante, então é mais fácil juntar o dinheiro e realizar a doação. Quem puder doar, ajudar, contribuir, independente da forma, nós aceitamos, estamos de braços abertos.", finalizou.

PARA DOAR

Quem se interessou em ajudar a causa da Ong, pode depositar qualquer valor na seguinte conta:

Banco Santander

Ag:3262

C/C: 600234000

Fav: Primeira Igreja Batista do Jardim Betânia 

CNPJ: 29.969.649/0001-05

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular