Corpo de Bombeiros alerta para o uso consciente de fogos de artifício nessa época do ano

14/06/2018 18h50 A população costuma comemorar soltando rojões nas festividades juninas e nas comemorações dos jogos da Copa do Mundo.
Redação - Marielli Galheira, Osvaldo Cruz - SP
Corpo de Bombeiros alerta para o uso consciente de fogos de artifício nessa época do ano .

Com a chegada das festas juninas, que hoje se estendem até o mês de julho, fazer fogueiras e soltar fogos de artifício são atitudes comuns durante as comemorações. Mas, caso não sejam tomados os devidos cuidados, as práticas podem se tornar perigosas, com possibilidade de causar graves queimaduras e até perda de dedos das mãos.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz, 1º sargento Barbosa, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados nessa época do ano. "Nesse ano em especial temos a Copa do Mundo, e junto com as festas juninas as pessoas costumam soltar fogos para comemorar.  Alertamos para que usem com cautela e leiam as instruções no rótulo do produto.", destaca.

Os Bombeiros pedem para que as pessoas se divirtam com responsabilidade.

Trote telefônico

Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz revela que grande parte das ligações recebidas pela corporação nos últimos meses por meio do número 193 (para comunicação de emergências), eram trotes. Para tentar reverter o quadro, desde o início deste mês a instituição realiza uma campanha alertando sobre a ilegalidade da prática e os prejuízos que ocasiona à população.

Segundo o comandante, os prejuízos são enormes para a corporação. "A partir do momento que solicitam os nossos serviços para atender uma ocorrência, o Corpo de Bombeiro vai até o local informado. Não existindo a mesma, outras pessoas que no mesmo momentos estariam precisando do atendimento não poderão ser atendidas. Além disso temos que contabilizar os gastos e desgastes sem necessidade.", disse.

O Corpo de Bombeiros local atende seis municípios (Osvaldo Cruz, Rinópolis, Sagres, Parapuã, Inúbia Paulista e Salmourão), portanto o comandante alerta para que a população evite ligações sem necessidade, visando o bem estar da população.

Na maior parte das vezes, esse tipo de ligação é feita por crianças e adolescentes, geralmente de telefones públicos, com maior prevalência nos meses de julho, dezembro e janeiro, períodos de férias escolares.

Em seus artigos 266 e 340, o Código Penal prevê a aplicação de penalidades pecuniárias, bem como detenção de um a três anos por registro de falsa ocorrência.

Já a Lei estadual 14.953, de 2009, estabelece que os donos dos aparelhos telefônicos, residenciais ou comerciais, de onde partiram os atos podem receber multa de R$ 200 por ligação.

Tecnologia contra os trotes

Paralelamente à campanha, a corporação militar tem apostado na adoção de novas tecnologias para coibir a comunicação de falsas ocorrências.

Além do serviço de identificação de chamadas, que permite localizar o telefone do qual os trotes partiram, desde dezembro de 2015 está em funcionamento o E193, sistema de atendimento e despacho que possibilita classificar cada ligação recebida.

Em caso de recebimento de trote, o aplicativo registra automaticamente o telefone emissor e emite um alerta de segurança ao operador caso surja uma nova chamada do mesmo número.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular